
Chegou a maratona cinematográfica carioca: o Festival do Rio começa nesta quinta-feira (1°) com cerca de 250 filmes de 60 países, que serão exibidos até o dia 14 de outubro.
Como sempre, Mulher no Cinema fez aquela listinha esperta com filmes dirigidos por mulheres ou centrados em personagens femininas que estão na programação. Horários e locais de exibição você consulta aqui ou clicando nos títulos dos filmes.
“10 Anos, Divorciada”
Nojoom é uma menina iemenita de 10 anos, obrigada a casar com um homem de 30. Inconformada com a violência sexual e o trabalho pesado, ela foge para buscar o divórcio. Direção e roteiro de Khadija Al-Salami, que também foi forçada a se casar quando criança.
“The Diary of a Teenage Girl”
Na São Francisco dos anos 1970, Minnie Goetze, uma garota de 15 anos, descobre a sexualidade e começa um caso com o namorado de sua mãe. Estreia na direção de Marielle Heller.
“Dora ou As Neuroses Sexuais dos Nossos Pais”
Uma garota de 18 anos com deficiência intelectual começa a descobrir sua sexualidade e buscar independência, enquanto os pais tentam protegê-la. Direção e roteiro de Stina Werenfels.
“Em Três Atos”
Uma intelectual de 80 anos reflete sobre a velhice e a morte em um filme que contrapõe diálogos inspirados em textos de Simone de Beauvoir e dança contemporânea, através de uma bailarina octogenária e uma jovem no auge. De Lucia Murat.
“As Escolhidas”
Em Tijuana, no México, a jovem Sofia se apaixona por Ulises, sem saber que ele opera um esquema de prostituição com seu pai e seu irmão mais velho. Quando Sofia é colocada para trabalhar, Ulisses tem de encontrar outra garota para substituí-la. Nancy Talamantes estrela o filme dirigido por David Pablos.
“Grandma”
Quando descobre uma gravidez inesperada, Sage (Julia Garner) pede a ajuda da avó, Elle (Lily Tomlin), uma mulher que tem relacionamento distante com sua filha. Dirigido por Paul Weitz.
“Malala”
Documentário de Davis Guggenheim sobre Malala Yousafzai, paquistanesa que ganhou o Nobel da Paz. Ativista pelo direito de educação às meninas de seu país, Malala foi baleada na cabeça em um ataque do Taleban em 2012, aos 15 anos.
“Mate-me Por Favor”
Uma onda de assassinatos na Barra da Tijuca toma conta da vida dos jovens moradores locais – entre eles, Bia, uma garota de 15 anos. Longa-metragem de estreia da diretora Anita Rocha da Silveira.
“Olmo e a Gaivota”
Olivia descobre estar grávida enquanto se prepara para estrelar a peça “A Gaivota”, de Anton Tchekov. Durante os ensaios, a linha entre o que é ficção e o que é realidade fica cada vez menos clara. Direção de Petra Costa e Lea Glob, com Olivia Corsini.
“Tangerina”
A transexual e prostituta Sin-Dee Rella sai da prisão e descobre que está sendo traída pelo namorado e agenciador. Ela decide, então, partir em busca dele e da amante, Dinah. Com Kitana Kiki Rodriguez e Mya Taylor, foi filmado em um iPhone pelo diretor Sean Baker.
‘As escolhidas’ é muito bom! Tem uma crítica em
http://www.artigosdecinema.blogspot.com/2016/10/as-escolhidas-las-elegidas.html