Uma seleção de filmes exibidos no Festival do Rio será exibida no Cinesesc, em São Paulo, entre os dias 9 e 15 de novembro. Entre os títulos estão uma cópia restaurada de Orlando, de Sally Potter, e a nova temporada da série Top of the Lake, codirigida por Jane Campion. Veja os sete filmes dirigidos por mulheres que você não pode perder:
“Batalhas Íntimas”
[Batallas íntimas, México, 2016]
Neste documentário de Lucía Gaja, filmado ao longo de oito anos, cinco vítimas de violência doméstica relatam suas histórias. Vindas de diferentes partes do mundo, as entrevistadas evidenciam como o problema ultrapassa questões como limites geográficos, diferenças sociais e formação acadêmica. Quando: 10/11, sexta-feira, 19h.
“Bombástica: A História de Hedy Lammarr”
[EUA, 2017]
O documentário dirigido por Alexandra Dean revela uma faceta desconhecida da atriz Hedy Lamarr (1914-2000). Judia e imigrante austríaca nos Estados Unidos, ela foi responsável pelo desenvolvimento de um sistema de comunicação secreto que auxiliou os Aliados na luta contra o Nazismo. Quando: 9/11, quinta-feira, 17h.
“Bosque de Névoa”
[Bosque de Niebla, México, 2017]
Os habitantes da comunidade mexicana de Veracruz são os guardiões de um dos ecossistemas mais ameaçados do país: o bosque de névoa. O documentário de Mónica Alvarez Franco mostra como eles tentam adaptar sua cultura, suas necessidades e seus relacionamentos em busca de uma vida mais simples e sustentável. Quando: 14/11, terça-feira, 17h.
“Exercícios de Memória”
[Ejercicios de memoria, Paraguai, 2016]
O Paraguai viveu uma das mais longas ditaduras da América Latina entre 1954 e 1989. O ativista Augustín Goiburú desapareceu em 1976 na província de Entre Ríos, na Argentina, onde havia se exilado meses antes. Trinta e cinco anos depois, seus filhos visitam este local. Dirigido por Paz Encina. Quando: 14/11, terça-feira, 15h.
“Orlando – A Mulher Imortal”
[Orlando, Reino Unido/Rússia/Itália/França/Holanda, 1992]
Inspirado na obra de Virginia Woolf, conta a história de Orlando, membro da nobreza inglesa que atravessa séculos mantendo-se jovem. Após participar por 400 anos da história da Inglaterra como homem, Orlando passa a ocupar o corpo de uma mulher. Estrelado por Tilda Swinton, dirigido por Sally Potter. Quando: 9/11, quinta-feira, 19h.
“Tangerine Dream: A Revolução do Som”
[Revolution of Sound: Tangerine Dream, Alemanha, 2017]
Documentário dirigido por Margarete Kreuzer sobre Tangerine Dream, a seminal banda de música eletrônica alemã liderada por Edgard Froese (1944-2015). Repleto de imagens de arquivo inéditas, o filme tem depoimentos de colaboradores como Jean-Michael Jarre, Michael Mann e Paul Brickman. Quando: 13/11, segunda-feira, 15h.
“Top of the Lake: China Girl”
[Austrália/Nova Zelândia, 2017]
Segunda temporada da série criada por Jane Campion, que dirige em parceria com Ariel Kleiman. De volta a Sydney, a detetive Robin Griffin (Elisabeth Moss) tenta reconstruir sua vida e encontrar a filha que deu para adoção. Quando o corpo de uma menina asiática surge em uma praia, Robin busca a identidade da “garota chinesa”. Quando: 11/11, sábado, 14h.