A produção audiovisual feita por mulheres é o tema deste ano da mostra Imagem dos Povos, que ocorre entre 29 de maio e 3 de junho em Belo Horizonte (MG). O evento será no CineSesc Palladium e terá entrada gratuita.
Nos dois primeiros dias (29 e 30 de maio), o festival realiza seis sessões – todas oferecendo ao menos um tipo de acessibilidade para o público com deficiência auditiva ou visual. A criadora e editora do Mulher no Cinema, Luísa Pécora, foi convidada a fazer a curadoria desta seleção, que inclui: As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra (exibido com legenda descritiva); Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé (legenda descritiva); Esplendor, de Naomi Kawase (audiodescrição aberta e legenda descritiva); Meu Corpo É Político, de Alice Riff (LIBRAS); A Moça do Calendário, de Helena Ignez (legenda descritiva); e Mulher do Pai, de Cristiane Oliveira (legenda descritiva).
Antes de cada um dos filmes será exibido um curta-metragem da pioneira diretora francesa Alice Guy-Blaché (1873-1968).
De 31 de maio a 3 de junho a mostra promove masterclasses com profissionais da indústria cinematográfica (a diretora Maria Augusta Ramos, a produtora e diretora da Ancine Debora Ivanov, a diretora Ana Luiza Azevedo e a diretora de arte Martha Kiss ). As inscrições para os bates-papos já foram encerradas, mas após as masterclasses também haverá exibição de filmes como O Processo, de Maria Augusta Ramos; Como Nossos Pais, de Laís Bodanzky; Quem É Primavera das Neves?, de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado; e A Cidade Onde Envelheço, de Marília Rocha, entre outros.
Consulte horários e veja mais informações no site da mostra.