A chinesa Chloé Zhao se tornou a segunda mulher da história —e a primeira não branca— a concorrer ao Oscar de direção mais de uma vez. Ganhadora do prêmio de 2021 por Nomadland, ela agora vai concorrer por Hamnet – A Vida Antes de Hamlet, que está em cartaz nos cinemas.
Zhao é a única mulher entre os cinco indicados da categoria em 2026, e Hamnet também é o único longa dirigido por uma mulher entre os dez indicados ao prêmio de melhor filme.
Saiba mais: Conheça todas as mulheres que disputaram o Oscar de direção
Leia também: 10 filmes para conhecer a carreira de Jessie Buckley
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
Hamnet é baseado no romance de Maggie O’Farrell, uma ficção histórica sobre o casamento de Agnes e William Shakespeare e o impacto da morte de seu filho, Hamnet, aos 11 anos. Zhao e O’Farrell foram indicadas ao Oscar de melhor roteiro adaptado, e o longa também concorre aos troféus de melhor atriz (Jessie Buckley), figurino (Malgosia Turzanska), direção de arte (Fiona Crombie e Alice Felton), trilha sonora (Max Richter) e direção de elenco (Nina Gold).
Antes de Zhao, a única outra cineasta que concorreu ao Oscar de direção mais de uma vez foi a neozelandesa Jane Campion, que foi indicada em 1994 por O Piano e venceu em 2022 por Ataque dos Cães. Além delas, a única outra vencedora da categoria foi a americana Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror (2008).
Com a nova indicação de Zhao, subiu para 11 o número de vezes em que cineastas mulheres concorreram na categoria em 98 anos. Até hoje, nenhuma diretora negra foi indicada ao prêmio.
A entrega do Oscar será em 15 de março.
*
Mais sobre o Oscar 2026:
+ Hamnet é único longa dirigido por mulher entre indicados a melhor filme
+ Com O Agente Secreto, Emilie Lesclaux disputa Oscar de melhor filme
+ Autumn Durald Arkapaw é quarta mulher indicada a direção de fotografia
+ Ruth E. Carter torna-se a mulher negra com mais indicações ao Oscar
+ Pela primeira vez, equipe só de mulheres disputa Oscar de melhor som
+ A Voz de Hind Rajab é indicado ao Oscar de filme internacional
+ Conheça todos os longas dirigidos por mulheres que disputaram melhor filme
+ Conheça todas as diretoras que concorreram a filme internacional