 
                
            A diretora Sabrina Greve é a convidada deste episódio do Por trás da cena, série produzida pelo Mulher no Cinema na qual cineastas comentam uma sequência de seus filmes. Ela narra uma cena de O Porão da Rua do Grito, longa-metragem de horror que estreia nos cinemas em 30 de outubro, na semana do Dia das Bruxas.
O Porão da Rua do Grito marca a estreia de Sabrina Greve na direção de longas-metragens. No filme, Jonas e Rebecca são irmãos órfãos que vivem em um casarão antigo com a avó debilitada e uma criança que fica escondida no porão. Quando Rebecca aciona uma assistente social na tentativa de vender o casarão, Jonas resiste, atormentado por segredos de família que atravessam gerações.
Assista à cena de O Porão da Rua do Grito comentada por Sabrina Greve:
Greve tem mais de 30 anos de carreira como atriz e também já dirigira curtas e episódios de séries de televisão. Quando criança, ela morou em um sobrado próximo à Rua do Grito, no Ipiranga, em São Paulo (SP).
“O bairro serviu de cenário e inspiração para este filme, juntamente com o meu testemunho de cenas de violência na infância”, afirmou a diretora, em declaração divulgada pela assessoria de imprensa. “O filme fala sobre a dificuldade de quebrar o ciclo de violência que assombra muitas famílias com estruturas patriarcais e machistas. Encontrei no gênero do horror uma metáfora potente para enfrentar esses fantasmas.”
O Porão da Rua do Grito foi exibido na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e em festivais voltados a filmes de gênero, como o Macabro, no México, e o Fantaspoa, em Porto Alegre (RS).
O elenco inclui Giovanni De Lorenzi, Carol Marques da Costa, Eliana Guttman, Nycolas França e Chris Couto. A produção é da Coração de Selva e a distribuição, da Lira Filmes.
*
Por Trás da Cena: Clarissa Campolina narra uma cena de Suçuarana
Curso online: Mulher no Cinema aborda filmes de diretoras dos últimos dez anos
