Por trás da cena: Clarissa Campolina narra uma sequência de “Suçuarana”

A diretora Clarissa Campolina é a convidada deste episódio do Por trás da cena, série produzida pelo Mulher no Cinema na qual cineastas comentam uma sequência de seus filmes. Ela narra uma cena de Suçuarana, longa-metragem que dirigiu em parceria com Sérgio Borges e que estreia nos cinemas em 11 de setembro.

O filme conta a história de Dora, uma mulher que percorre um território arruinado pela mineração em busca de Suçuarana, lugar mítico sonhado por ela e por sua mãe. Carregando uma foto antiga e guiada por um misterioso cachorro, Dora encontra refúgio em uma vila de trabalhadores de uma fábrica abandonada, que vivem em coletividade. A cada novo encontro, seu destino parece sempre um pouco mais distante.

Assista à cena de Suçuarana comentada por Clarissa Campolina:

Suçuarana venceu cinco prêmios no Festival de Brasília, incluindo o de melhor atriz para Sinara Teles e o de melhor ator para Carlos Francisco. O filme também passou por festivais internacionais, como o de Roterdã, na Holanda, e o de Chicago, nos Estados Unidos.

Clarissa também é autora do roteiro de Suçuarana, ao lado de Rodrigo Oliveira. Este é seu quarto longa-metragem como diretora, depois de Girimunho (2011), Enquanto Estamos Aqui (2019) e Canção ao Longe (2002). Além de diretora e roteirista, ela também atua como montadora, produtora e professora.

Já Sérgio Borges é diretor, roteirista e produtor. Seus trabalhos anteriores incluem O Céu Sobre os Ombros (2010), A Torre (2019) e Lutar, Lutar, Lutar (2021).

Suçuarana tem distribuição da Embaúba Filmes.

*

Por Trás da Cena: Milena Times narra uma cena de Ainda Não É Amanhã
Leia também: Clarissa Campolina fala sobre o processo de Canção ao Longe
Seja parte da comunidade: Apoie o Mulher no Cinema e acesse conteúdos exclusivos

Top