Veja o trailer de “Vai e Vem”, inspirado em mulheres do cinema experimental

Depois de rodar por festivais nacionais e estrangeiros, o documentário Vai e Vem chegará aos cinemas brasileiros em 16 de novembro. O Mulher no Cinema divulga o trailer com exclusividade (veja abaixo). 

Vai e Vem é um diálogo fílmico entre a cineasta brasileira Fernanda Pessoa, conhecida por Histórias que Nosso Cinema (não) Contava” (2017) e Zona Árida (2019), e a realizadora brasileiro-mexicana Chica Barbosa, que vive em Los Angeles, nos Estados Unidos, e é diretora de La Flaca (2018).

Em 2020, em meio à pandemia, as duas começaram a conversar sobre a situação do mundo e dos países onde moravam. Deste diálogo surgiu a ideia de fazer um experimento baseado na leitura de Women’s Experimental Cinema, obra organizada pela professora americana Robin Blaetz que reúne artigos sobre o trabalho das mulheres no cinema experimental. Neste projeto, Pessoa e Barbosa deveriam comunicar-se estritamente por meio de vídeo-cartas de até seis minutos inspiradas por cada uma das artistas listadas no livro.

Veja o trailer de Vai e Vem:

Com o desejo de conhecer mais cineastas negras e latino-americanas, as diretoras incluíram novos nomes à lista. No trailer, citam como inspiração Abigail Child, Carolee Schneemann (1939-2019), Cheryl Dunye, Chick Strand (1931-2009), Gunvor Nelson, Joyce Wieland (1930-1998), Leslie Thornton, Marjorie Keller (1950-1994), Marie Menken (1909-1970), Narcisa Hirsch, Paula Gaitán, Ximena Cuevas, Yvonne Rainer e Zeinabu Irene Davis.

Vai e Vem foi selecionado para a abertura do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba e exibido em eventos como Sheffield Doc/Fest, na Inglaterra; Cinélatino Toulouse, na França; GuadaLAjara Film Festival, no México; DOK Leipzig, na Alemanha; Queer Lisboa, em Portugal; e EQUIS, o festival de cinema feminista do Equador. No Brasil, o longa será lançado pela Boulevard Filmes com codistribuição da Vitrine Filmes.

Top