5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming em abril

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir no streaming, em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, Max, Itaú Cultural Play, Sesc Digital, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, Disney+, entre outras.

Crítica: Anatomia de uma Queda questiona percepções do espectador
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

A lista busca incluir filmes de diferentes gêneros e nacionalidades para oferecer opções variadas ao espectador. É possível, porém, que um título disponível no momento da publicação não esteja mais no catálogo da plataforma indicada. Abaixo, veja as recomendações para o mês de abril:

*

“The African Desperate”
[EUA, 2022]
Disponível na MUBI

O filme acompanha as últimas 24 horas de Palace Bryant em uma faculdade de artes no estado de Nova York – da avaliação que lhe dará o MFA (Master of Fine Arts) até o momento de voltar para casa em Chicago, passando por uma longa e louca festa de formatura. Dirigido por Martine Syms.


“Anatomia de uma Queda”
[Anatomie d’une chute, França, 2023]
Disponível no Amazon Prime Video

A diretora Justine Triet ganhou a Palma de Ouro em Cannes e o Oscar de roteiro original por este que é seu quarto longa de ficção. A história é centrada em Sandra, uma escritora alemã que vive em uma pequena cidade nos Alpes junto com Samuel, seu marido francês, e Daniel, o filho de 11 anos. Quando Samuel é encontrado morto, Sandra é levada a um julgamento que investiga tanto as circunstâncias da morte quanto a conturbada relação do casal. Leia a crítica e saiba como ver outros filmes de Justine Triet no streaming. 


“Born in Flames”
[EUA, 1983]
Disponível na FILMICCA

O filme da diretora Lizzie Borden é ambientado em um futuro próximo, dez anos após a mais pacífica revolução da história dos Estados Unidos. Neste contexto, a misteriosa morte da ativista política negra Adelaide Norris leva diferentes grupos de mulheres a um novo levante em defesa da igualdade.


“Matar um Tigre”
[Canadá, 2022]

Disponível na Netflix

Indicado ao Oscar de documentário, conta a história de Ranjit e Kiran, pai e filha que moram em uma vila na região de Jharkhand, na Índia. Vítima de um estupro coletivo aos 13 anos, a menina contou com a ajuda do pai em sua luta para levar os agressores à Justiça. Dirigido por Nisha Pahuja.


“A Mulher da Luz Própria”
[Brasil, 2019]
Disponível na Spcine Play

A atriz, roteirista e diretora Helena Ignez é convidada por sua filha, a cineasta Sinai Sganzerla, a refletir sobre sua trajetória pessoal e profissional. Leia a entrevista com Sinai Sganzerla e assista ao trailer:

Top