5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming em maio

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, HBO Max, Itaú Cultural Play, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, Disney+, entre outras.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: 
Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

A lista busca incluir filmes de diferentes gêneros e nacionalidades para oferecer opções variadas ao espectador. É possível, porém, que um título disponível no momento da publicação não esteja mais no catálogo da plataforma indicada. Abaixo, veja as recomendações para o mês de maio:

*

“O Duplo”
[Brasil, 2012]
Disponível na Itaú Cultural Play

Silvia (Sabrina Greve) é professora de matemática em uma escola de Ensino Fundamental. Certo dia, um episódio perturbador ocorre em sua aula: seus alunos olham pela janela e veem, do lado de fora, uma mulher idêntica a ela. Dirigido por Juliana Rojas, foi exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes.


“Judy Blume Forever”
[EUA, 2023]
Disponível no Amazon Prime Video

O documentário de Davina Pardo e Leah Wolchok narra a trajetória de Judy Blume, uma das mais populares autoras de livros infantojuvenis dos Estados Unidos, conhecida pelo modo franco como aborda o sexo e a puberdade. Além de entrevistar a diretora, o filme também conversa com leitores de diferentes gerações.


“Sambizanga”
[Angola/França, 1982]

Disponível na MUBI

O movimento pela libertação de Angola é retratado a partir da história de Maria (Elisa Andrade), uma mulher que percorre as ruas de Luanda para tentar encontrar o marido, Domingos (Domingos de Oliveira), preso pela polícia portuguesa. Dirigido por Sarah Maldoror (1929-2020).


“Scarborough – Um Bairro Canadense”
[Scarborough, Canadá, 2021]
Disponível na FILMICCA

O drama dirigido por Shasha Nakhai e Rich Williamson acompanha um ano escolar na vida de três crianças pobres que frequentam um centro de alfabetização mantido pelo governo no bairro de Scarborough, região multicultural de Toronto, no Canadá. Leia a entrevista com a diretora.


“Vulcões: A Tragédia de Katia e Maurice Krafft”
[Fire of Love, Reino Unido/Canadá, 2022]
Disponível no Disney+

Indicado ao Oscar de documentário, conta a história de Katia Krafft (1942-1991) e Maurice Krafft (1946-1991), um casal de cientistas franceses que pesquisava sobre vulcões. As impressionantes imagens gravadas por eles, que morreram em uma erupção, podem ser vistas no filme, dirigido por Sara Dosa.

Top