Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir no streaming, em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, Max, Itaú Cultural Play, Sesc Digital, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, Disney+, entre outras.
Saiba mais: 10 filmes para conhecer a obra da diretora Jane Campion
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
A lista busca incluir filmes de diferentes gêneros e nacionalidades para oferecer opções variadas ao espectador. É possível, porém, que um título disponível no momento da publicação não esteja mais no catálogo da plataforma indicada. Abaixo, veja dicas do que assistir no streaming em julho:
*
“Um Anjo à Minha Mesa”
[An Angel at My Table, Nova Zelândia/Austrália/Reino Unido/EUA, 1990]
Disponível na MUBI
Cinebiografia da escritora neozelandesa Janet Frame (1924-2004), autora de romances, contos e poemas. O filme narra sua trajetória da infância pobre ao reconhecimento internacional, passando pelos anos em que esteve internada em hospitais psiquiátricos. Dirigido por Jane Campion.
“Ascensão”
[Ascension, EUA, 2021]
Disponível no Paramount+
Sem entrevistas ou narração, o documentário indicado ao Oscar mostra os contrastes e desigualdades da China a partir de filmagens em diferentes espaços relacionados a trabalho e consumo. Dirigido por Jessica Kingdon.
“Diálogos com Ruth de Souza”
[Brasil, 2022]
Disponível na Netflix
Documentário sobre a trajetória de Ruth de Souza (1921-2019), uma das mais importantes atrizes brasileiras, que abriu portas para artistas negros nos palcos, na televisão e no cinema. Dirigido por Juliana Vicente, o filme mergulha na vida e na obra da atriz, combinando entrevistas e material de arquivo. Assista ao trailer:
“Esculturas da Vida”
[Showing Up, EUA, 2022]
Disponível no Telecine
Lizzy é uma escultora em início de carreira que prepara sua nova exposição. Durante a semana anterior à abertura, ela lida com as angústias da criação e os dramas de amigos e familiares. Dirigido por Kelly Reichardt.
“Uma Mão Anima a Outra”
[Brasil, 2021]
Disponível na Itaú Cultural Play
Um coletivo de jovens diretoras (formado por Beatriz Belo, Denise Cunha, Leuí Abreu, Mariana Fogo e Paula Abril Marinho) celebra a obra de importantes artistas do cinema brasileiro de animação (Helena Lustosa, Silvana Delacio, Márcia Deretti, as irmãs Fernanda e Flávia Alfinito e as irmãs Elizabeth, Ingrid e Rosane Wagner), inspirando-sem em suas próprias técnicas e produções.