Viola Davis e Youn Yuh-jung ganharam força na corrida pelo Oscar após receberem o prêmio do Sindicato dos Atores, mais conhecido como SAG Awards, neste domingo (4). Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a premiação deste ano foi pré-gravada e remota, com os indicados participando via Zoom.
Oscar 2021: Veja a lista completa com todas as mulheres indicadas
Leia também:Viola Davis torna-se a atriz negra que mais vezes foi indicada ao Oscar
Saiba mais: Aos 73 anos, Youn Yuh-jung é primeira atriz sul-coreana a disputar o Oscar
Ambas as atrizes demonstraram grande surpresa ao receberem o prêmio – e, de fato, as categorias em que elas disputam prometem ser as mais imprevisíveis do Oscar. Davis ganhou melhor atriz por A Voz Suprema do Blues, no qual interpreta a cantora Ma Rainey. Esta foi a sexta vitória dela no SAG Awards e a segunda nesta categoria, na qual, aliás, apenas uma outra mulher negra venceu: Halle Berry, que repetiu a vitória no Oscar.
Davis já levou um Oscar para casa, mas na categoria de atriz coadjuvante. Isso significa que, se for reconhecida pela Academia este ano, será apenas a segunda mulher negra a vencer como melhor atriz. Por enquanto, ela já é a atriz negra com maior número de indicações na carreira (quatro).
Já Youn Yuh-jung fez história neste domingo como a primeira mulher sul-coreana a ganhar o prêmio do Sindicato dos Diretores. Ela foi reconhecida como melhor atriz coadjuvante por Minari, a história de uma família que imigra para uma área rural dos Estados Unidos na década de 1980. A atriz, que também é a primeira atriz sul-coreana a disputar o Oscar, interpreta a avó, Soonja, que chega da Coreia para ajudar a cuidar das crianças. Veja todas as mulheres premiadas no SAG Awards deste ano:
CINEMA
Melhor atriz
Viola Davis, A Voz Suprema do Blues
Melhor atriz coadjuvante
Youn Yuh-jung, Minari
TV
Melhor atriz – drama
Gillian Anderson, The Crown
Melhor atriz – comédia
Catherine O’Hara, Schitt’s Creek
Melhor atriz – minissérie ou filme para a TV
Anya Taylor-Joy, O Gambito da Rainha
Elenco de dublês
Mulher-Maravilha 1984