Mulheres dominam indicações ao prêmio de 1º longa do Sindicato dos Diretores

Quatro mulheres estão entre os cinco indicados ao prêmio do Sindicato dos Diretores de melhor estreia na direção, anunciados nesta quarta-feira (10). São elas a americana A.V. Rockwell, por Mil e Um; a sul-coreano-canadense Celine Song, por Vidas Passadas; a chilena Manuela Martelli, por Chile ’76; e a australiano-iraniana Noora Niasari, por Shayda. O quinto indicado é o americano Cord Jefferson, por American Fiction.

Saiba mais: Greta Gerwig recebe segunda indicação ao DGA Awards
Leia também: Estudos mostram cenário estagnado para diretoras em Hollywood
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

Esta será a 76ª edição do prêmio do Sindicato dos Diretores (DGA, na sigla em inglês). Até hoje, apenas três mulheres venceram na categoria de melhor estreia na direção: Alma Har’el, por Honey Boy (2019); Maggie Gyllenhall, por A Filha Perdida (2021); e Charlotte Wells, por Aftersun (2022).

Na categoria principal, de melhor direção de longa-metragem, a única mulher indicada em 2024 foi Greta Gerwig, por Barbie. É a segunda indicação da cineasta ao prêmio, que também concorreu por Lady Bird (2017). As únicas outras diretoras que concorreram mais de uma vez foram Kathryn Bigelow, que venceu por Guerra ao Terror (2008) e foi indicada por A Hora Mais Escura (2012), e Jane Campion, que venceu por Ataque dos Cães (2021) e foi indicada por O Piano (1993).

Além de Bigelow e Campion, a única outra mulher que venceu o troféu foi Chloé Zhao, por Nomadland (2020). Também foram indicadas Lina Wertmüller, por Pasqualino Sete Belezas (1975); Randa Haines, por Filhos do Silêncio (1986); Barbra Streisand, por O Príncipe das Marés (1991); Sofia Coppola, por Encontros e Desencontros (2003); Valerie Faris, por Pequena Miss Sunshine (2006), em parceria com Jonathan Dayton; e Emerald Fennell, por Bela Vingança (2020).

Os ganhadores da premiação de 2024 serão conhecidos em 10 de fevereiro.


Foto do topo: Aaron Ricketts/Focus Features

Top