Zendaya é pessoa mais jovem a ganhar Emmy de atriz de drama

Aos 24 anos e estrela de Euphoria, Zendaya tornou-se a mais jovem ganhadora do Emmy de atriz de série dramática. Ao receber o troféu neste domingo (20), ela também tornou-se apenas a segunda mulher negra a vencer na categoria em 77 anos de premiação – a primeira foi Viola Davis, em 2015.

Leia também: Emmy premia número recorde de atrizes e atores negros
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Até este domingo, a mais jovem vencedora do Emmy de atriz de série dramática era Jodie Comer, que triunfou no ano passado, aos 26 anos. “Sei que é um momento estranho para celebrar, mas queria dizer que há esperança na juventude”, afirmou Zendaya, ao aceitar o prêmio em sua casa, rodeada pela família. “Nosso programa nem sempre parece um bom exemplo disso, mas há esperança na juventude.”

No ano em que indicou número recorde de atores e atrizes negras, o Emmy também premiou número recorde de atores e atrizes negras. No total, foram sete vitórias nas categorias principais (para dramas, comédias e minisséries): além de Zendaya, Uzo Aduba, Regina King, Yahya Abdul-Mateen, Eddie Murphy, Maya Rudolph e Ron Cephas Jones – estes três últimos em categorias que tiveram seus vencedores anunciados previamente, no sábado.

Segundo a revista Variety, pessoas negras representaram 33,33% dos ganhadores nas categorias de roteiro e 14% nas de direção. A mesma publicação afirmou que mulheres representaram 16,67% dos roteiristas premiados e 28,6% dos diretores. Como o Emmy tem dezenas de categorias, mas só as principais são televisionadas, o público só pôde ver uma diretora ser premiada: a alemã Maria Schrader, que ganhou melhor direção de minissérie ou filme para a televisão por Nada Ortodoxa. 

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia seguiu um formato inédito: foi realizada ao vivo, mas de forma “virtual”. Alguns (poucos) artistas se juntaram ao apresentador Jimmy Kimmell no Los Angeles Staples Center, mas a maioria dos indicados e premiados foram filmados em suas casas.

Os votantes do Emmy concentraram os prêmios em poucos programas: Schitt’s Creek ganhou todos os troféus entregues a série de comédia, enquanto Succession dominou nas categorias de drama, e Watchmen, nas de minissérie. Veja as mulheres premiadas nas principais categorias.

Top