Veja todas as mulheres premiadas no Globo de Ouro 2017

Isabelle Huppert, Emma Stone e Viola Davis foram algumas das atrizes premiadas na cerimônia do Globo de Ouro, realizada neste domingo (8), em Los Angeles. Entregue pela Associação de Críticos Estrangeiros dos Estados Unidos (HFPA, na sigla em inglês), o prêmio limitou-se a reconhecer o trabalho das mulheres em frente às câmeras.

Nenhuma profissional foi indicada às categorias técnicas, incluindo direção, roteiro, trilha sonora e canção original. Além disso, nenhum filme dirigido por mulher disputava melhor drama, comédia ou animação.

+ Leia (e assista) o discurso de Meryl Streep no Globo de Ouro
Tracee Ellis Ross é 1ª atriz negra premiada por série de comédia desde 1983

As chances de premiação para diretoras se limitavam à categoria filme estrangeiro, na qual disputavam Divinas, de Houda Benyamina, e Toni Erdmann, de Maren Ade. O ganhador, no fim, foi Elle, de Paul Verhoeven.

Elle também deu o prêmio de melhor atriz de drama para a francesa Isabelle Huppert, ícone do cinema que apenas este ano recebeu sua primeira indicação ao Globo de Ouro. A premiação também finalmente reconheceu o talento de Viola Davis: depois de cinco indicações, ela ganhou o troféu de atriz coadjuvante por Cercas. Emma Stone completou o trio de premiadas nas categorias de cinema, sendo escolhida atriz de comédia/musical por La La Land: Cantando Estações.

Nas categorias de TV, o maior destaque foi o troféu de atriz de série de comédia para Tracee Ellis Ross, a primeira mulher negra a vencer na categoria desde 1983. “Esse prêmio é para todas as mulheres, mulheres negras e pessoas coloridas, cujas histórias e ideias nem sempre são consideradas importantes”, disse a estrela de Black-ish.

Destaque também para Olivia Colman, que ganhou o prêmio de atriz coadjuvante de televisão pela minissérie The Night Manager, interpretando um papel que originalmente fora escrito para um homem. Além dela, Hugh Laurie e Tom Hiddleston ganharam prêmios pelo trabalho em The Night Manager, que tem direção da cineasta dinamarquesa Susanne Bier.

O Globo de Ouro fez uma bonita homenagem às atrizes Debbie Reynolds e Carrie Fisher, mãe e filha, que morreram no fim de 2016. Mas o ponto alto da noite foi o discurso de Meryl Streep ao agradecer o prêmio Cecil B. DeMille pelo conjunto da obra. Ao invés de falar sobre si mesma, a atriz exaltou imigrantes, artistas e a imprensa livre, enviando uma forte mensagem contra o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump – sem nem mencionar seu nome.

“O desrespeito convida ao desrespeito. Violência incita violência. Quando poderosos usam sua posição para fazer bullying, todos perdemos”, disse Streep, encerrando com um conselho de Fisher: “Pegue seu coração partido e transforme em arte”

Veja todas as mulheres premiadas no Globo de Ouro:

CINEMA

Atriz – drama: Isabelle Huppert, por Elle
Atriz – comédia ou musical: Emma Stone, por La La Land: Cantando Estações
Atriz coadjuvante: Viola Davis, por Cercas

TELEVISÃO

Atriz – drama: Claire Foy, por The Crown
Atriz – comédia ou musical: Tracee Ellis Ross, por Black-ish
Atriz – minissérie ou filme para a TV: Sarah Paulson, por The People v. O.J. Simpson
Atriz coadjuvante – série, minissérie ou filme para a TV: Olivia Colman, por The Night Manager

Deixe um comentário

Top