Telecine Cult homenageia Agnès Varda com exibição de três filmes neste sábado

Três dos melhores filmes de Agnès Varda (1928-2019) serão exibidos neste sábado (6) no Telecine Cult. O canal fará uma homenagem à cineasta, que morreu na semana passada, aos 90 anos.

Homenagem: Leitores respondem: o que Agnès Varda representa para você?
Veja também: 10 filmes para conhecer o cinema de Agnès Varda
Repercussão: De Ava DuVernay à Madonna, artistas prestam homenagem à Varda

Saiba mais: Último filme de Agnès Varda chega em maio aos cinemas brasileiros

A homenagem começa às 18h50 com La Pointe Courte (1954), o primeiro longa de Varda, considerado precursor da nouvelle vague. No filme, um jovem casal visita a vila litorânea de La Pointe Courte, na França, enquanto tenta resolver os seus problemas e lidar com as mudanças que afeta o relacionamento.

Às 20h20 será exibido Cléo das 5 às 7 (1962), que tem Corinne Marchand no papel da protagonista, a cantora Cléo.Durante duas horas, das cinco da tarde às sete da noite, ela anda pelas ruas de Paris, conversa em cafés e tenta encontrar algum tipo de paz antes de buscar exames que vão revelar se ela tem câncer.

A homenagem termina com As Duas Faces da Felicidade (1965), exibido às 22h. No filme, François é um jovem carpinteiro que parece levar uma vida perfeita ao lado da mulher e dos filhos. Seus dias se dividem entre o trabalho na marcenaria, piqueniques no campo e momentos tranquilos em casa. Mas tudo muda quando ele conhece Emilie, uma funcionária dos correios.

Nome fundamental da nouvelle vague, Varda foi uma cineasta influente tanto na ficção quanto no documentário, a única mulher a ganhar a Palma de Ouro honorária e a primeira diretora a ganhar o Oscar pelo conjunto da obra. Seu último filme, Varda por Agnés, chegará aos cinemas do Brasil em maio.

Deixe um comentário

Top