
Filmes protagonizados por mulheres foram os campeões de indicações à edição deste ano do Prêmio Grande Otelo, mas apenas cineastas homens disputarão os troféus de melhor direção e melhor longa-metragem de ficção. A premiação, promovida pela Academia Brasileira de Cinema e antes conhecida como Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, anunciou seus finalistas nesta segunda-feira (17).
Entrevista: Atrizes falam sobre Malu: “A gente sente tudo junto”
Vídeo: Como ver os filmes de Fernanda Torres no streaming
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Após dar ao Brasil seu primeiro Oscar de filme internacional, Ainda Estou Aqui recebeu 15 indicações ao Prêmio Grande Otelo, incluindo filme de ficção, atriz para Fernanda Torres e direção para Walter Salles. Já Malu, de Pedro Freire, recebeu 12 indicações, incluindo longa de ficção, atriz para Yara de Novaes, atriz coadjuvante para Carol Duarte e Juliana Carneiro da Cunha, e melhor longa de estreia para Pedro Freire.
Cineastas mulheres foram reconhecidas especialmente na categoria de melhor longa documental, representando metade dos indicados. Estão na disputa Fernanda Young: Foge-me ao Controle, de Susanna Lira; Luiz Melodia: No Coração do Brasil, de Alessandra Dorgan; e Milton Bituca Nascimento, de Flavia Moraes.
Também há dois filmes dirigidos por mulheres entre os cinco indicados na categoria de melhor longa-metragem de comédia, que tem voto popular. São eles Câncer com Ascendente em Virgem, de Rosane Svartman, e O Auto da Compadecida 2, de Flávia Lacerda e Guel Arraes.
Além da categoria de melhor longa-metragem de ficção, filmes dirigidos por mulheres também não disputam nas categorias de melhor longa-metragem de animação e melhor longa-metragem infantil.
Emboras as mulheres estejam ausentes na categoria de direção, Alessandra Dorgan e Dira Paes foram indicadas ao prêmio de melhor estreia na direção de longas-metragens. Elas competem com Luiz Melodia: No Coração do Brasil e Pasárgada, respectivamente.
A lista completa de indicações ao Prêmio Grande Otelo pode ser vista aqui. Os troféus serão entregues em 30 de julho, em uma cerimônia realizada no Rio de Janeiro e transmitida ao vivo no YouTube.