“No Ritmo do Coração” vence prêmio de melhor elenco no SAG Awards

No Ritmo do Coração foi o grande vencedor da edição deste ano do prêmio do Sindicato dos Atores, ou SAG Awards, realizado neste domingo (27) em Los Angeles. O longa de Sian Heder, que tem três atores surdos entre os seis principais, ganhou o troféu de melhor elenco.

Oscar 2022: Como assistir aos filmes dirigidos por mulheres que disputam o prêmio
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Os atores reconhecidos foram Emilia Jones, Marlee Matlin, Daniel Durant, Ferdia Walsh-Peelo e Troy Kotsur, que também levou o troféu de ator coadjuvante. No Ritmo do Coração era o único filme dirigido por mulher entre os indicados e venceu Belfast, Não Olhe Para Cima, Casa Gucci e King Richard – Criando Campeãs.

Matlin, que é ganhadora do Oscar por Filhos do Silêncio (1986), agradeceu o reconhecimento em um discurso por linguagem de sinais, que foi acompanhado por uma intérprete: “Este prêmio valida o fato de que nós, atores surdos, podemos trabalhar como qualquer outra pessoa. Estamos ansiosos por mais oportunidades.”

Remake do longa francês A Família Bélier (2014), No Ritmo do Coração conta a história de Ruby, única pessoa ouvinte de uma família de surdos. Estimulada por um professor a tentar vaga em uma universidade, ela se vê dividida entre ir atrás de seus sonhos e deixar seus pais e seu irmão. Disponível no Amazon Prime, o longa está indicado a três Oscar: melhor filme, roteiro adaptado para Heder e ator coadjuvante para Kotsur.

Ariana DeBose ganhou o SAG de atriz coadjuvante por “Amor, Sublime Amor” – Foto: Rich Fury/Getty

Considerado uma boa prévia do Oscar, o Sindicato dos Atores reforçou o favoritismo de Ariana DeBose na categoria de atriz coadjuvante. De acordo com a revista Variety, a atriz de Amor, Sublime Amor é a primeira mulher de origem latino-americana a vencer em uma categoria de cinema do SAG.

Já a disputa pelo Oscar de melhor atriz ficou ainda mais imprevisível após o SAG premiar Jessica Chastain por Os Olhos de Tammy Faye. Até agora, as premiações têm dividido tanto prêmios quanto indicações entre várias artistas diferentes. No Oscar, Chastain compete com Nicole Kidman (Apresentando os Ricardos), Olivia Colman (A Filha Perdida), Kristen Stewart (Spencer) e Penélope Cruz (Mães Paralelas).

Nas categorias de televisão, o prêmio de melhor elenco de série dramática foi para Sucession, enquanto o de melhor elenco de série de comédia foi para Ted Lasso. O SAG Awards também entregou um troféu pelo conjunto da obra à atriz Helen Mirren.  Veja as mulheres premiadas nas categorias individuais:

CINEMA

Melhor atriz
Jessica Chastain, por Os Olhos de Tammy Faye

Melhor atriz coadjuvante
Ariana DeBose, por Amor, Sublime Amor

TV

Atriz de série dramática
Jung Ho-yeon, por Round 6

Atriz de série de comédia
Jean Smart por Hacks

Melhor atriz de minissérie ou filme para a televisão
Kate Winslet, por Mare of Easttown


Fotos: Rich Fury/Getty

Top