Greta Gerwig vai presidir o júri do Festival de Cannes

A atriz, diretora e roteirista americana Greta Gerwig será a presidente do júri da 77ª edição do Festival de Cannes, que ocorrerá em 2024. Aos 40 anos, Gerwig será a primeira diretora americana a assumir o posto e a pessoa mais jovem depois de Sophia Loren, que tinha 31 anos quando desempenhou a função em 1966.

Saiba mais: Veja todas as mulheres que já presidiram o júri de Cannes
Leia também: Quem é Greta Gerwig, diretora de Barbie e Lady Bird
Berlim: Lupita Nyong’o vai presidir o júri do festival alemão
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

A edição de 2024 será a 13ª com uma mulher na presidência do júri, e a primeira desde 2018, quando a atriz australiana Cate Blanchett assumiu a posição. O anúncio, realizado nesta quinta-feira (14), ocorre no momento em que Gerwig acumula indicações a prêmios pelo roteiro e a direção de Barbie, o maior sucesso do ano.

“Ontem uma embaixadora do cinema americano independente e hoje no topo das bilheterias mundiais, Greta Gerwig consegue combinar aquilo que era tido como incompatível, realizando blockbusters artísticos, reduzindo a lacuna entre arte e indústria, explorando questões feministas contemporâneas com habilidade e profundidade, e declarando sua ambição artística de dentro de um modelo econômico que ela abraça para poder melhorar”, disse o comunicado divulgado pelo festival.

No mesmo comunicado, Gerwig demonstrou grande entusiasmo em ser escolhida para o posto. “Eu amo filmes: amo fazê-los, amo assisti-los, amo falar sobre eles. Como cinéfila, Cannes sempre foi o pináculo do que a linguagem universal do cinema pode ser”, afirmou. “Estar em um lugar de vulnerabilidade, num teatro escuro cheio de estranhos, assistindo um novo filme – este é meu lugar favorito. Estou chocada, emocionada e honrada de ser presidente do júri de Cannes. Mal posso esperar para conhecer as jornadas que nos aguardam!”.

A 77ª edição do Festival de Cannes será realizada entre os dias 14 e 25 de maio.


Foto do topo: Taylor Hill/WireImage

Top