Festival de Berlim tem seis diretoras e um filme brasileiro na competição principal

Seis filmes dirigidos ou codirigidos por mulheres estão entre os 18 que concorrerão ao Urso de Ouro na edição 2020 do Festival de Berlim, que começa nesta quinta-feira (20). A competição principal também inclui Todos os Mortos, de Caetano Gotardo e Marco Dutra, um dos 19 filmes brasileiros selecionados.

Saiba mais: Quem é Mariette Rissenbeek, a nova diretora executiva da Berlinale?
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Os filmes de diretoras que participam da competição principal são: DAU. Natasha, de Jekaterina Oertel e Ilya Khrzhanovsky (Alemanha/Ucrânia/Reino Unido/Rússia); El Prófugo, de Natalia Meta (Argentina/México); First Cow, de Kelly Reichardt (EUA); Never Rarely Sometimes Always, de Eliza Hittman (EUA); The Roads Not Taken, de Sally Potter (Reino Unido); e My Little Sister, de Véronique Reymond e Stéphanie Chuat (Suíça).

Todos os Mortos tem elenco encabeçado por mulheres (Mawusi Tulani, Clarissa Kiste, Carolina Bianchi e Thaia Perez) e foi produzido por Sara Silveira e Maria Ionescu, da Dezenove Som e Imagens, além de Clément Duboin e Florence Cohen, da Good Fortune Films.

Há filmes dirigidos por mulheres entre os brasileiros selecionados. Na mostra Geração estão Meu Nome é Bagdá, de Caru Alves de Souza; Irmã, de Luciana Mazeto e Vinicius Lopes; e Rã, de Julia Zakia e Ana Flávia Cavalcanti; n mostra Fórum está Luz Nos Trópicos, de Paula Gaitán; e na mostra Fórum Expandido estão (Outros) Fundamentos, de Aline Motta; Apiyemiyeki?, de Ana Vaz; Letter From A Guarani Woman In Search Of Her Land Without Evil, de Patricia Ferreira; e Vaga Carne, de Grace Passô e Ricardo Alves Jr

A edição deste ano do festival também fará uma homenagem à atriz inglesa Helen Mirren. Ela receberá o Urso de Ouro Honorário pelo conjunto da obra em uma cerimônia marcada para 27 de fevereiro.

Esta é a primeira edição do Festival de Berlim que terá Mariette Rissenbeek como diretora executiva e Carlo Chatrian como diretor artístico. A dupla substituiu Dieter Kosslick, que comandou o evento durante 17 anos. Rissenbeek é holandesa e a primeira mulher responsável por um evento de cinema europeu do porte de Berlim, Cannes e Veneza. Saiba mais sobre ela

Top