7 momentos em que as mulheres brilharam no Globo de Ouro

Protestos contra o assédio e manifestações a favor da igualdade de gênero marcaram a edição deste ano do Globo de Ouro, realizada neste domingo (7). Embaladas pela recente criação do movimento Time’s Up, do qual participam mais de 300 mulheres da indústria cinematográfica, as artistas levaram as discussões para o tapete vermelho e para a cerimônia.

Leia também: Veja todas as mulheres premiadas no Globo de Ouro 2018
Globo de Ouro: Leia o discurso de Oprah Winfrey na íntegra e em português
Saiba mais: Artistas lançam Time’s Up, plano de ação contra assédio sexual

Conforme anunciado, atrizes usaram roupas pretas para demonstrar apoio às mulheres que se manifestaram publicamente sobre casos de assédio a partir do escândalo Harvey Weinstein. Várias estrelas também foram à premiação acompanhadas por ativistas, entre elas Ai-jen Poo, diretora da National Domestic Workers Alliance; Tarana Burke, fundadora do movimento #metoo e diretora da Girls for Gender Equity; e Mónica Ramírez, cofundadora da Alianza Nacional de Campesinas.

Mas a força feminina não se resumiu aos vestidos pretos no tapete vermelho. A cerimônia também reconheceu filmes e séries protagonizadas por mulheres em todas as principais categorias e foi palco de comentários, críticas e cobranças de quem recebeu e entregou os prêmios da noite. Veja alguns dos momentos mais marcantes do Globo de Ouro 2018:


O discurso de Oprah Winfrey
A atriz, apresentadora e produtora foi ovacionada durante um discurso emocionante que marcou a primeira vez em que uma mulher negra ganhou o prêmio Cecil B. DeMille, que celebra o conjunto da obra e é entregue anualmente pelo Globo de Ouro. Foi tão poderoso que a internet já quer Oprah para presidente. Leia a transcrição na íntegra e em português.


Natalie Portman mandando seu recado
Logo depois de Oprah incendiar o palco, Natalie Portman e Ron Howard apareceram para entregar o prêmio de direção. Nenhuma categoria poderia contrastar mais com o otimismo do discurso da apresentadora e do tom geral da premiação, já que zero mulheres estavam na disputa – nem mesmo Greta Gerwig, cujo Lady Bird depois ganharia o prêmio de melhor comédia. Portman não deixou por menos na hora de anunciar os concorrentes: “Aqui estão os indicados – TODOS HOMENS.”


A cobrança de Barbra Streisand
Quem também não deixou a falta de diretoras passar batida foi Barbra Streisand, a única mulher a ganhar o Globo de Ouro de direção, em 1984, por Yentl. “Isso foi há 34 anos. Amigos, o tempo acabou!”, afirmou, antes de apresentar o prêmio de melhor filme de drama. “Precisamos de mais diretoras mulheres e que mais mulheres sejam indicadas ao prêmio de direção. Há tantos filmes bons por aí dirigidos por mulheres!”, completou a artista. Corta para Greta Gerwig aplaudindo…


A vitória de Lady Bird
Ao ganhar o prêmio de melhor comédia, Lady Bird impediu que o Globo de Ouro encerrasse a edição deste ano com zero troféus para filmes dirigidos por mulheres (os outros concorrentes eram nas categorias de animação e filme estrangeiro). A vitória também permitiu que Gerwig tivesse a chance de falar ao microfone (um abraço aos produtores por reconhecerem que o momento era dela!) e fortaleceu o filme na corrida pelo Oscar, que anuncia suas indicações no dia 23 de janeiro.


Praised be Margaret Atwood
Depois do sucesso no Emmy, The Handmaid’s Tale também reinou no Globo de Ouro, recebendo o prêmio de melhor série de drama e o de melhor atriz para Elisabeth Moss. A protagonista dedicou o troféu para a autora da obra que inspirou o programa, Margaret Atwood: “Isto é para você e todas as mulheres que vieram antes de você e depois de você, e que foram corajosas o suficiente para se pronunciar contra a intolerância e a injustiça e para lutar por igualdade e liberdade neste mundo”, afirmou. “Já não vivemos nos espaços entre as histórias. Somos a história impressa e estamos escrevendo a história nós mesmas”, completou, fazendo referência a um trecho da obra da autora.


Laura Dern e o sucesso de Big Little Lies
Recém-renovada para a segunda temporada, Big Little Lies foi a campeã de prêmios entre as séries, com quatro troféus, incluindo melhor minissérie, melhor atriz para Nicole Kidman e melhor atriz coadjuvante para Laura Dern. Foi a intérprete de Renata quem fez o discurso mais memorável: “Encorajo todos nós a não apenas apoiar sobreviventes e espectadoras que têm a coragem de contar sua verdade, mas também a promover justiça restaurativa. Que também possamos dar proteção e empregos. Que possamos ensinar nossos filhos que falar sem medo de retaliação é o novo referencial da nossa cultura.”


Frances McDormand, a incrível
Sempre uma presença divertida nas premiações e uma das mais fortes concorrentes ao Oscar deste ano, Frances McDormand falou sobre igualdade de gênero com humor. Ao receber o troféu de atriz de drama por Três Anúncios para um Crime (também escolhido melhor filme de drama), ela disse: “Muitos de vocês sabem que mantenho privadas minhas preferências políticas, mas foi muito bom estar aqui hoje e participar deste movimento tectônico na estrutura de poder da nossa indústria. Confiem em mim: as mulheres que estão aqui hoje não vieram pela comida. Estamos aqui pelo trabalho.”


Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema.

Deixe um comentário

Top