Telefilm Canadá promete que 50% dos filmes apoiados serão de mulheres

A partir do ano que vem, 50% dos filmes apoiados pela Telefilm Canada, maior financiadora do audiovisual do Canadá, serão dirigidos e/ou escritos por mulheres. A medida, anunciada na sexta-feira (11), pretende ajudar a acabar com a desigualdade de gênero na indústria cinematográfica do país.

“Nosso objetivo é igualar as condições de trabalho para o talento feminino canadense. Encorajamos a inscrição de projetos dirigidos e/ou escritos por mulheres”, afirmou, em comunicado, a diretora executiva da Telefilm, Carolle Brabant.

Leia também: Canadá promete 50% do financiamento público para filmes dirigidos por mulheres

De acordo com o site Hollywood Reporter, a Telefilm fez uma consulta com profissionais de diferentes áreas para saber como assegurar que mulheres tenham as mesmas oportunidades de trabalho que seus colegas homens. A recomendação foi por uma ação imediata capaz de ajudar diretoras e roteiristas.

“A partir de agora, quando a Telefilm tiver projetos de igual qualidade, irá favorecer os que tiverem mulheres na direção e/ou no roteiro”, disse Brabant. “Isso só pode beneficiar a indústria como um todo. Uma competição mais acirrada pode levar a projetos de maior qualidade, que se conectam com plateias cujos interesses e gostos estão mudando junto com o cenário cultural”, completou. A medida passará a valer em setembro do ano que vem.

Com a decisão, a Telefilm segue os passos da Comissão Nacional de Cinema do Canadá, órgão público que financia produções audiovisuais. Em março deste ano, a comissão anunciou que 50% de todos os filmes apoiados serão dirigidos por mulheres. Além disso, metade de todo o orçamento de produção do órgão também será destinado a filmes de diretoras.

Uma pesquisa recente da organização sem fins lucrativos Women in View apontou que mulheres representaram 17% dos diretores, 22% dos roteiristas e 12% dos diretores de fotografia de uma amostra de 91 filmes produzidos no Canadá entre 2013 e 2014. Estes números se referem a lançamentos em geral, não apenas financiados pelo governo.

Ainda de acordo com a Hollywood Reporter, a empresa BravoFACT, que investe em curtas-metragens, também prometeu dedicar metade de seu financiamemto a projetos liderados por mulheres.

Via Hollywood Reporter

One thought on “Telefilm Canadá promete que 50% dos filmes apoiados serão de mulheres

  1. tudo bem que sejam de mulheres, ótimo, mas que pelo menos sejam de mulheres conscientes. na imagem divulgação de péssima escolha tem uma mulher usando peles. que percepção de vida, que sensibilidade ela tem? o feminismo e o veganismo precisamos andar de mãos dadas para não ser uma contradição.

Deixe um comentário

Top