6 filmes dirigidos por mulheres para ver no Festival Varilux de Cinema Francês

Cinquenta cidades brasileiras receberão a programação da 14ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês, que ocorre de 9 a 22 de novembro. Neste ano, seis dos 21 filmes selecionados para o evento são dirigidos por mulheres, incluindo Anatomia de uma Queda, de Justine Triet, que ganhou a Palma de Ouro em Cannes.

Leia também: Como assistir aos filmes de Justine Triet no streaming
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Além dos filmes, a programação do Varilux em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ) inclui a exibição da minissérie Brigitte Bardot, na qual a icônica atriz francesa é interpretada por Julia de Nunez. Dois longas-metragens nos quais a própria Bardot atua também serão exibidos: E Deus Criou a Mulher (1956), de Roger Vadim, e O Desprezo (1963), de Jean-Luc Godard.

Abaixo, conheça os seis filmes dirigidos por mulheres que estão na programação do Varilux. Para consultar a lista de cidades participantes, bem como dias e horários das sessões, acesse o site do festival.

*

“Anatomia de uma Queda”
[Anatomie d’une chute, França, 2023]

Sandra, uma escritora alemã, vive em uma pequena cidade nos Alpes junto com Samuel, seu marido francês, e Daniel, o filho de 11 anos. Quando Samuel é encontrado morto, a polícia trata o caso como homicídio e Sandra se torna a principal suspeita. Em um julgamento que investiga tanto as circunstâncias da morte quanto a conturbada relação do casal, Daniel é visto como testemunha-chave. Dirigido por Justine Triet, venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes, apenas a terceira vitória de um filme dirigido por mulher.


“Culpa e Desejo”
[L’été Dernier, França/Noruega, 2023]

Anne é uma renomada advogada que se especializou em casos de violência sexual contra menores. Ao começar um relacionamento com o filho de 17 anos de seu parceiro, ela põe sua carreira e sua família em risco. Dirigido por Catherine Breillat, foi selecionado para a competição do Festival de Cannes.


“O Desafio de Marguerite”
[Le Théorème de Marguerite, França/Suíça, 2023]

Marguerite é uma brilhante aluna que estuda Matemática na renomada Escola Normal Superior de Paris. No dia em que deve apresentar sua tese a um grupo de pesquisadores, um erro abala suas certezas e ela decide abandonar a faculdade e começar uma nova vida. Dirigido por Anne Novion.


“Disfarce Divino”
[Magnificat, França, 2023]

Quando um padre idoso morre, Charlotte, a chanceler encarregada da diocese, descobre que ele era uma mulher. A pedido do bispo, Charlotte investiga como tal situação pôde ocorrer. Direção de Virginie Sauveur.


“O Livro da Discórdia”
[Youssef Salem a du succès, França, 2022]

Youssef Salem é um escritor que vive em Paris. Após uma série de contratempos, ele escreve um romance inspirado em sua juventude, o que provoca debate público e tensão em sua família. Direção de Baya Kasmi.


“Memórias de Paris”
[Revoir Paris, França, 2022]

Três meses depois de sobreviver a um ataque terrorista em um bistrô parisiense, Mia está traumatizada e é incapaz de se lembrar dos acontecimentos daquela noite. Para tentar seguir em frente, ela investiga suas memórias e refaz seus passos. Dirigido por Alice Winocour.

Top