Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, HBO Max, Itaú Cultural Play, Sesc Digital, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, Disney+, entre outras.
Veja também: 10 filmes para conhecer o cinema de Agnès Varda
Everlane Moraes: “Cada mulher negra fazendo cinema é diferente da outra”
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana
A lista busca incluir filmes de diferentes gêneros e nacionalidades para oferecer opções variadas ao espectador. É possível, porém, que um título disponível no momento da publicação não esteja mais no catálogo da plataforma indicada. Abaixo, veja as recomendações para o mês de novembro:
*
“Cléo das 5 às 7″
[Cléo de 5 à 7, França, 1962]
Disponível na MUBI e no Telecine
Preocupada com a possibilidade de estar doente, a cantora Cléo aguarda o resultado de um exame. Durante duas horas, das cinco da tarde às sete da noite, ela anda pelas ruas de Paris, conversa em cafés e tenta encontrar algum tipo de paz. Dirigido por Agnès Varda (1928-2019).
“Ela Disse”
[She Said, EUA, 2022]
Disponível no Telecine
Em 2017, as jornalistas Megan Twohey e Jodi Kantor, do New York Times, publicaram o primeiro texto sobre os abusos sexuais cometidos pelo produtor Harvey Weinstein. Inspirado no livro escrito pelas duas, o filme mostra o processo investigativo da reportagem que fortaleceu o movimento #MeToo. Dirigido por Maria Schrader.
“Eu Deveria Estar Feliz”
[Brasil, 2023]
Disponível na Globoplay
O documentário da diretora Claudia Priscilla aborda a depressão pós-parto, que atinge uma em cada quatro mulheres no Brasil, de acordo com estudo da Fiocruz. No filme, quatro entrevistadas compartilham suas experiências com a doença e falam sobre como conseguiram superá-la.
“Pattaki”
[Brasil, 2016]
Disponível na Spcine Play
Durante uma noite escura em Havana, a capital cubana, a água está por toda parte e os habitantes sentem a presença de Iemanjá, a deusa do mar. Curta-metragem dirigido por Everlane Moraes.
“Till – A Busca por Justiça”
[Till, EUA, 2022]
Disponível no Amazon Prime Video
A história de Mamie Till Mobley (1921-2003), que teve importante papel na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. Mamie era mãe de Emmett Till, garoto negro que foi linchado no estado do Mississippi em 1955, quando tinha apenas 14 anos. Dirigido por Chinonye Chukwu.