Começa nesta sexta-feira (7) o Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes do Brasil. Este ano o festival tem uma mulher entre as homenageadas: Marília Pêra receberá o troféu Oscarito, dedicado a grandes atores do cinema nacional.
Por causa de uma pré-estreia em São Paulo que vai contra o regulamento do festival, “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert, não está mais na competição. Porém, a exibição do filme está mantida.
Selecionamos outros cinco filmes dirigidos, escritos e/ou centrados em mulheres para serem vistos em Gramado. Informações sobre horários de exibição e ingressos estão disponíveis no site oficial.
“Ella” – Colômbia
Libia Stella Gómez escreve e dirige o longa sobre Alcides, um idoso que tenta conseguir dinheiro para o enterro da mulher, Georgina, morta após intensa discussão com um vizinho.
“Um Homem Só” – Brasil
Frustrado com sua vida, Arnaldo procura uma clínica que copia pessoas. A chance de ser feliz aparece quando encontra Josie, atendente em um cemitério de animais. Escrito e dirigido por Claudia Jouvin.
“Ochentaisiete” – Equador
Pablo, Andres, Juan e Carolina se reencontram pela primeira vez após 15 anos e enfrentam as memórias da adolescência. Anahi Hoeneisen divide roteiro e direção com Daniel Andrade.
“Presos” – Costa Rica
A história de Vitória, jovem que passa a refletir sobre seus limites e sua liberdade após conhecer um prisioneiro. Dirigido por Esteban Ramírez Jímenez e estrelado por Natalia Arias.
“Venecia” – Cuba
O diretor Kiki Alvarez acompanha as amigas Mayelín, Mónica e Violeta, funcionárias de um salão de beleza que, no dia do pagamento, têm uma noite inesperada em Havana. Roteiro de Claudia Muñiz, que estrela ao lado de Marianela Pupo e Maribel Garcia Garzón.