5 filmes dirigidos por mulheres para assistir no streaming em novembro

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que podem ser vistos no streaming, em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, Max, Itaú Cultural Play, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, Disney+, entre outras.

Crítica: A Substância retrata o horror de uma mulher condicionada a se odiar
Ursula Meier: “Meus filmes começam com um personagem e uma topografia”
Entrevista: “Produção negra é um farol para a arte brasileira”, diz Grace Passô|
Saiba mais: Assine a newsletter do Mulher no Cinema e acesse conteúdos exclusivos

A lista busca incluir filmes de diferentes gêneros e nacionalidades para oferecer opções variadas ao espectador. É possível, porém, que um título disponível no momento da publicação tenha posteriormente deixado o catálogo da plataforma indicada. Abaixo, veja dicas do que assistir no streaming em novembro:

*

“Frida”
[EUA, 2024]
Disponível no Amazon Prime Video

O documentário da cineasta Carla Gutiérrez narra a trajetória da icônica artista mexicana Frida Kahlo (1907-1954). O filme utiliza animações inspiradas nas obras da pintora e uma narração em off criada a partir de suas próprias palavras, expressas em entrevistas, ensaios, diários e cartas.


“Mahalia Derrete na Chuva”
[Mahalia Melts in the Rain, Canadá, 2018]
Disponível na FILMICCA

Mahalia é uma tímida menina negra que se sente diferente das colegas de aula de balé. Na véspera de uma sessão de fotos organizada pela professora, a mãe de Mahalia a leva ao salão de beleza para alisar seu cabelo pela primeira vez. Dirigido por Carmine Pierre-Dufour e Émilie Mannering.


“Minha Irmã”
[L’enfant d’en haut, Suíça/França, 2012]
Disponível na Reserva Imovision

Simon é um garoto que comete pequenos roubos em uma estação de esqui. Depois, vende os produtos para os vizinhos do conjunto habitacional em que mora junto com a irmã mais velha, Louise. Quando Louise perde o emprego, começa a depender cada vez mais de Simon. Leia a entrevista com a diretora Ursula Meier.


“A Substância”
[The Substance, Reino Unido/França, 2024]
Disponível na MUBI

Uma celebridade decadente decide usar uma estranha droga ilegal que replica células e cria, temporariamente, uma versão mais jovem e melhor dela mesma. Dirigido e escrito por Coralie Fargeat, ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes. Leia a crítica e assista ao trailer:


“Vaga Carne”
[Brasil, 2019]
Disponível na Embaúba Play e na FILMICCA

Uma estranha voz toma posse do corpo de uma mulher. Juntos, a voz e o corpo procuram por uma identidade própria enquanto questionam seus papéis dentro da sociedade. O filme é inspirado no espetáculo teatral da atriz e dramaturga Grace Passô, que assume a direção em parceria com Ricardo Alves Jr.. 

Top