Três filmes dirigidos por mulheres ganharam os principais prêmios desta edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, encerrada nesta quarta-feira (30).
Saiba mais: Assine a newsletter do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Familiar Touch, da americana Sarah Friedland, e Hanami, da luso-cabo-verdiana Denise Fernandes, foram escolhidos como os melhores filmes de ficção, enquanto No Other Land, de Rachel Szor, Basel Adra, Hamdan Ballal e Yuval Abraham, venceu como melhor documentário, ao lado de Sinfonia da Sobrevivência, de Michel Coeli.
Pelas regras da Mostra, participam da seção competitiva apenas cineastas que estejam no primeiro ou no segundo longa-metragem. Durante a primeira semana de evento, o público avalia os filmes selecionados, e os melhores colocados passam a ser considerados pelo júri oficial, que atribui os prêmios.
Filmes dirigidos por mulheres também venceram outros troféus além dos entregues pelo júri. Balomania, da dinamarquesa Sissel Morell Dargis, ganhou o prêmio do público de melhor documentário internacional; e Manas, de Marianna Brennand, levou o prêmio da crítica de melhor filme brasileiro.
Estes filmes ainda poderão ser vistos na repescagem da Mostra. Confira os dias, horários e locais de exibição:
Balomania, de Sissell Morell Dargis
2/11, às 19h20, no CineSesc
Hanami, de Denise Fernandes
1/11, às 21h20, no CineSesc
Manas, de Marianna Brennand
1/11, às 19h10, no CineSesc
No Other Land, de Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham e Rachel Szor
3/11, às 21h20, no CineSesc