Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, HBO Max, Now, Telecine, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, Disney+, entre outras.
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana
São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade do trabalho das mulheres no cinema e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.
Abaixo, veja o que assistir no streaming em maio:
*
“Abrir a Voz”
[Ouvrir la Voix, França, 2017]
Disponível no Reserva Imovision
Em seu primeiro longa-metragem, a diretora Amandine Gay entrevista 24 mulheres para compor um retrato sobre o que é ser negra na França. O documentário é dividido em 16 capítulos temáticos, com depoimentos sobre sexualidade, padrões de beleza, religião e saúde mental, entre outros assuntos.
“Carmen Miranda: Bananas Is My Business”
[Brasil/Reino Unido, 1995]
Disponível na Itaú Cultural Play
A diretora Helena Solberg faz uma investigação sobre a figura da cantora luso-brasileira Carmen Miranda (1909-1955). Além de traçar a trajetória pessoal e profissional da artista desde seu nascimento, o documentário reflete sobre o modo como sua imagem foi moldada por Hollywood.
“Mais uma Chance”
[Private Life, EUA, 2018]
Disponível na Netflix
Rachel (Kathryn Hahn) e Richard (Paul Giamatti) são casados, estão perto dos 40 anos e há muito tempo tentam ter filhos, sem sucesso. Ao mesmo tempo em que dão entrada em processos de adoção, passam por novos tratamentos e por dificuldades no relacionamento. Dirigido por Tamara Jenkins.
“Red: Crescer É uma Fera”
[Turning Red, Reino Unido/Canadá, 2022]
Disponível no Disney+
Primeiro longa-metragem da Pixar com direção de uma mulher, a cineasta Domee Shi, conta a história de Mei Lee, uma garota de 13 anos que vive os conflitos típicos da adolescência. Mas além de lidar com a mãe superprotetora e as mudanças no corpo, Mei Lee também sofre de um problema peculiar: quando suas emoções fogem ao controle, ela se transforma em um panda vermelho e gigante.
“Zana”
[Kosovo/Albânia, 2019]
Disponível no Supo Mungam Plus
Lume (Adriana Matoshi) é fortemente pressionada a engravidar, tanto pelo marido e pela sogra quanto pela comunidade do vilarejo em que mora. Quando o médico afirma que não há nada que fisicamente impeça Lume de ter filhos, ela é levada a místicos para se curar não apenas da infertilidade como também dos pesadelos e visões que a assombram desde a Guerra do Kosovo. Dirigido por Antoneta Kastrati – leia entrevista com ela.
Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema