Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, HBO Max, Now, Telecine, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, Disney+, entre outras.
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana
São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade do trabalho das mulheres no cinema e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.
Abaixo, veja o que assistir no streaming em junho:
*
“A Costureira dos Sonhos”
[Sir, Índia/França, 2018]
Disponível no Reserva Imovision
Ratna é uma jovem viúva que trabalha como serva de Ashwin, um homem de família rica que vive em Mumbai, na Índia. As realidades dos dois colidem: Ashwin parece ter tudo, mas desistiu de seus objetivos; e Ratna, que parece não ter nada, se esforça para realizar seus sonhos. Dirigido por Rohena Gera.
“Eleições”
[Brasil, 2018]
Disponível na Itaú Cultural Play
O documentário de Alice Riff acompanha as eleições para o grêmio da Escola Estadual Doutor Alarico Silveira, no bairro da Barra Funda em São Paulo. Registrando a movimentação de quatro grupos de estudantes com visões de mundo diferentes, o filme reflete sobre questões urgentes dentro e fora da escola.
“O Mistério de Marilyn Monroe: Gravações Inéditas”
[The Mystery of Marilyn Monroe: The Unheard Tapes, EUA, 2022]
Disponível na Netflix
O jornalista Anthony Summers passou três anos pesquisando sobre a vida e a morte da atriz Marilyn Monroe (1926-1962) para escrever o livro Goddess, lançado em 1985. Esta pesquisa envolveu 650 entrevistas com pessoas próximas à atriz, todas gravadas em áudio, e que são o fio condutor deste filme de Emma Cooper.
“Pequena Mamãe”
[Petite Maman, França, 2021]
Disponível no Amazon Prime Video
Nelly tem oito anos e acaba de perder sua avó. Ajudando seus pais a limpar a casa de infância de sua mãe, ela explora o bosque ao redor e, um dia, conhece uma garota de sua idade que está construindo uma casa na árvore. Escrito e dirigido por Céline Sciamma, diretora de Retrato de uma Jovem em Chamas (2019).
“Zola”
[EUA, 2020]
Disponível na HBO Max
O filme de Janicza Bravo é inspirado na história real que A’Ziah King contou em um fio (ou thread) que viralizou no Twitter em 2015 No filme, Zola (Taylour Paige) é uma garçonete que faz amizade com uma cliente, Stefani (Riley Keough), e decide se juntar a ela no que pensava ser uma viagem para dançar em clubes da Flórida. As coisas logo se complicam graças a mentiras, um cafetão violento e um namorado pouco inteligente.