Toda semana, sempre às quintas-feiras, o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou protagonizados por mulheres que chegam às salas de cinema do Brasil.
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Como alguns filmes não estreiam em todas as praças, é importante que o leitor consulte a programação de sua cidade. O Mulher no Cinema também recomenda que o público se informe sobre os protocolos de segurança contra o novo coronavírus (Covid-19) adotados por cada sala de cinema.
Veja as estreias desta quinta-feira, 16 de junho.
*
“Aline: A Voz do Amor”
[Aline, França/Canadá/Bélgica, 2020]
Ficção livremente inspirada na vida de Céline Dion, narra a história de uma jovem que nasce em uma família modesta no Canadá e se torna uma das cantoras mais famosas do mundo. Protagonizado e dirigido por Valérie Lemercier, que também assina o roteiro com Brigitte Buc.
“Amigo Secreto”
[Brasil, 2022]
Em 2019, a entrada do ex–juiz Sergio Moro no governo de Jair Bolsonaro e o vazamento de mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava Jato. O documentário de Maria Augusta Ramos acompanha um grupo de jornalistas que investiga os desdobramentos do caso.
“Armadilha Explosiva”
[Déflagrations, França, 2021]
Sonia é uma especialista em desarmar bombas que se vê em uma situação desesperadora: uma mina antitanque foi colocada em seu carro, no qual ela está presa junto do filho e da enteada. Protagonizado por Nora Arnezeder, o filme é dirigido pelo cineasta Vanya Peirani-Vignes.
“Um Broto Legal”
[Brasil, 2022]
Ambientado nos anos 1950, o filme mostra a juventude e o início da carreira da cantora Celly Campello (1942-2003), conhecida por hits como “Banho de Lua” e “Estúpido Cupido”. Protagonizado pela atriz Marianna Alexandre e dirigido pelo cineasta Luiz Alberto Pereira.
“A Suspeita”
[Brasil, 2022]
Lúcia é uma comissária exemplar da Polícia Civil do Rio de Janeiro que, diagnosticada com Alzheimer, começa a articular sua aposentadoria. Durante a investigação do que seria seu último caso, Lucia descobre um esquema do qual vira suspeita. Protagonizado por Gloria Pires e dirigido por Pedro Peregrino. Veja uma cena do filme.