5 filmes dirigidos ou estrelados por mulheres para ver no Festival Varilux

Mais de 40 cidades brasileiras recebem a programação deste ano do Festival Varilux de Cinema Francês, que fica em cartaz de 21 de junho a 6 de julho. O evento promoverá as primeiras exibições no Brasil de O Acontecimento, aguardado longa da diretora Audrey Diwan que ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Abaixo, veja cinco filmes dirigidos ou protagonizados por mulheres que estão na programação. Para consultar os locais e horários de exibição, bem como a lista completa de cidades participantes, acesse o site do festival.

*

“O Acontecimento”
[L’événement, França, 2021]

Ganhador do Urso de Ouro no Festival de Veneza, o filme da diretora Audrey Diwan é uma adaptação do romance homônimo de Annie Ernaux. A história é centrada em Anne (Anamaria Vartolomei), uma estudante que tenta fazer um aborto na França em 1963, quando a prática é ilegal.


“Contratempos”
[À plein temps, França, 2021]

Julie luta para criar os filhos no subúrbio e manter seu emprego em Paris. Quando finalmente consegue uma entrevista para um cargo que corresponde às suas aspirações, uma greve geral paralisa o transporte. Ela então embarca em uma corrida frenética para salvar seu emprego e sua família. Protagonizado por Laure Calamy e dirigido por Eric Gravel, premiados como melhor atriz e melhor diretor na mostra Horizonte de Veneza.


“Os Jovens Amantes”
[Les jeunes amants, França/Bélgica, 2021]

Duas pessoas se reencontram no corredor de um hospital, quinze anos após se conhecerem e se apaixonarem. Shauna tem 71 anos, Pierre tem 45. Vivendo momentos diferentes, eles acabam se reconectando. Protagonizado pela atriz Fanny Ardant e dirigido por Carine Tardieu.


“O Mundo de Ontem”
[Le monde d’hier, França, 2022]

A presidente Elisabeth de Raincy vai se aposentar da vida política. Três dias antes do primeiro turno das eleições presidenciais, ela descobre que um escândalo atrapalhará seu sucessor designado e dará a vitória ao candidato de extrema-direita. Junto a seu secretário-geral, Franck L’Herbier, ela tem três dias para mudar o curso da história. Protagonizado por Léa Drucker e dirigido por Diastème.


“O Segredo de Madeleine Collins”
[Madeleine Collins, França/Bélgica/Suíça, 2021]

Judith leva uma vida dupla entre a Suíça e a França, onde tem amantes e filhos diferentes: com Abel, cria uma menina; com Melvil, tem dois meninos. No entanto, manter seus segredos e mentiras começa a ficar mais difícil. Estrelado por Virginie Efira e dirigido por Antoine Barraud.

Top