Vai até 9 de dezembro a edição deste ano do Festival de Cinema Italiano no Brasil, que tem programação totalmente gratuita em mais de 60 cidades brasileiras e também pela internet.
Leia também: Saiba mais sobre a diretora italiana Lina Wertmüller
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Neste ano, seis dos 32 filmes selecionados são dirigidos por mulheres, incluindo quatro lançamentos e dois longas da cineasta Lina Wertmüller, que morreu em 2021. Um dos mais importantes nomes do cinema italiano, ela também foi a primeira mulher a receber uma indicação ao Oscar de direção, em 1975.
Abaixo, conheça os seis filmes dirigidos por mulheres que estão na programação do Festival de Cinema Italiano. Para consultar a lista de cidades participantes ou assisti-los online, acesse o site do festival.
*
“Ainda Temos o Amanhã”
[C’è Ancora Domani, Itália, 2023]
Delia vive na Roma dos anos 1940 com seus três filhos e Ivano, o marido autoritário. A chegada de uma carta misteriosa dá a Delia a coragem para questionar seu destino e o de sua família. Dirigido por Paola Cortellesi.
“Billy”
[Itália, 2023]
Billy foi uma criança prodígio, criando e apresentando um podcast musical de sucesso com apenas nove anos. Agora aos 19, ele enfrenta uma crise de identidade. Um encontro inesperado com seu ídolo de infância, um músico desaparecido há anos, leva Billy a repensar seu caminho. Direção de Emilia Mazzacurati.
“Mimi, o Metalúrgico”
[Mimí Metarllugico, Ferito Nell’ Onore, Itália, 1972]
Mimi é um estivador siciliano que perde o emprego depois de votar contra um chefão da máfia em uma eleição supostamente secreta. Ele deixa sua família e se muda para Turim, onde arranja trabalho e começa um caso extraconjugal, ao mesmo tempo em que faz planos de vingança. Direção de Lina Wertmüller.
“Por um Destino Insólito”
[Travolti da an Insolito Destino nell’Azzurro Mare d’Agosto, Itália, 1974]
Em férias no Mediterrâneo, a rica capitalista Raffaella Pavone Lanzetti aluga um iate no qual trabalha Gennarino Carunchio, um siciliano comunista. Um dia, ao descerem juntos em um bote, os dois acabam presos em uma ilha deserta. Dirigido por Lina Wertmüller.
“Primadonna”
[Primadonna, Itália, 2022]
Na Sicília dos anos 1960, a jovem Lia Crimi reage à mais terrível das violências com um ato de rebeldia que abalará as convenções sociais e abrirá caminho para a luta pelos direitos das mulheres. Direção de Marta Savina.
“A Terra das Mulheres”
[La Terra delle Donne, 2023]
Durante a Segunda Guerra Mundial, Fidela vive no interior da Sardenha e, por causa de uma tradição popular (ela é a sétima filha de um casal), é vista como bruxa por sua comunidade. Quando uma criança é confiada a seus cuidados, Fidela descobre a força de sua própria identidade. Dirigido por Marisa Vallone.