Antes de “Eternos”: Como ver os outros filmes de Chloé Zhao no streaming

Depois de fazer história no Oscar com Nomadland, a diretora chinesa Chloé Zhao está de volta aos cinemas. Seu quarto longa-metragem, Eternos, estreia nesta quinta-feira (4) no Brasil e marca a entrada da cineasta no Universo Cinematográfico da Marvel e nos blockbusters de forma geral.

Estreias: os filmes dirigidos, escritos ou sobre mulheres que entram em cartaz
Saiba mais: Leia o discurso de Chloé Zhao no Oscar na íntegra e em português

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Com orçamento de US$ 200 milhões, Eternos é inspirado nos quadrinhos de Jack Kirby sobre uma raça de seres imortais que viveram na Terra e moldaram suas civilizações. Além da direção, Zhao também assina o roteiro em parceria com Patrick Burleigh, Ryan Firpo e Kaz Firpo.

É o projeto de maior escala da diretora de 39 anos, que já era muito celebrada no cinema independente graças aos seus três longas-metragens anteriores – todos disponíveis para streaming no Brasil.

Os três primeiros filmes de Chloé Zhao: “Songs My Brothers Thaught Me”, “Domando o Destino” e “Nomadland”

A estreia de Zhao no longa-metragem foi com Songs My Brothers Taught Me (2015), exibido em Sundance e Cannes e disponível no catálogo do MUBI. O filme é centrado em Johnny e Jashaun, irmãos que vivem em uma reserva indígena da Dakota do Sul. A ligação dos dois é colocada à prova diante da difícil situação econômica e familiar em que vivem, principalmente após a morte repentina do pai.

Já o segundo longa de Zhao, Domando o Destino (2017), está disponível na Netflix. Exibido nos festivais de Cannes e Toronto, o filme conta a história de um jovem cowboy que, após sofrer um acidente quase fatal, tem de abandonar os rodeios e buscar um novo propósito. E uma curiosidade: foi após assistir a Domando o Destino que a atriz e produtora Frances McDormand convidou Zhao a dirigir Nomadland.

Disponível no streaming do Telecine, Nomadland fez de Zhao a segunda mulher (e a primeira não branca) a ganhar o Oscar de direção. O filme é baseado em um livro de não ficção no qual Jessica Bruder conta histórias de nômades americanos modernos: pessoas que, em meio à recessão, passam a viver em vans e a viajar pelo país conforme encontram trabalhos temporários. Adaptando a obra para o cinema, Zhao incluiu uma personagem fictícia, Fern, interpretada por McDormand. Nomadland ganhou outros dois prêmios no Oscar, de melhor filme e melhor atriz, e também foi indicado nas categorias de roteiro adaptadomontagem e direção de fotografia.

Top