Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir no streaming, em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, Max, Itaú Cultural Play, Sesc Digital, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, Disney+, entre outras.
Saiba mais: Assine a newsletter do Mulher no Cinema e acesse conteúdos exclusivos
A lista busca incluir filmes de diferentes gêneros e nacionalidades para oferecer opções variadas ao espectador. É possível, porém, que um título disponível no momento da publicação não esteja mais no catálogo da plataforma indicada. Abaixo, veja dicas do que assistir no streaming em setembro:
*
“Blue Jean”
[Reino Unido, 2022]
Disponível na MUBI
No final dos anos 1980, o governo da premiê britânica Margaret Thatcher (1925-2013) realiza uma campanha contra a população LGBT, obrigando Jean, professora de educação física lésbica, a levar uma vida dupla. A chegada de uma nova aluna a fará repensar sua luta pela liberdade. Dirigido por Georgia Oakley. Veja o trailer:
“Chão de Fábrica”
[Brasil, 2021]
Disponível na Itaú Cultural Play
Em 1979, as máquinas de uma metalúrgica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, são desligadas para o horário do almoço. Quatro operárias comem dentro do banheiro feminino e, entre risos e conflitos, compartilham seus segredos. Dirigido por Nina Kopko.
“Está Tudo Certo”
[Alles ist gut, Alemanha, 2018]
Disponível na Netflix
Após uma festa, Janne é abusada sexualmente pelo cunhado de um conhecido. Ela não vai à polícia, nem conta nada a ninguém, na tentativa de seguir com sua vida. Mas o silêncio não impede que a violência traga consequências. Direção de Eva Trobisch.
“Suncoast”
[EUA, 2024]
Disponível no Disney+
Doris é uma adolescente que vive com a mãe e cuida do irmão, que tem uma doença grave. Quando o garoto é internado em uma clínica especializada, Doris começa uma inesperada amizade com um manifestante antieutanásia que passa seus dias em frente ao local. Dirigido por Laura Chinn.
“A Vida de Rosa Parks”
[The Rebellious Life of Mrs. Rosa Parks, EUA, 2022]
Disponível na Globoplay
A americana Rosa Parks (1912-2005) é conhecida por um ato de protesto: em 1955, ela não levantou de seu assento para dar lugar a uma pessoa branca em um ônibus que circulava por Montgomery, no Alabama. Este documentário retrata a vida de Parks, mostrando que seu ativismo pelos direitos dos negros não se resumiu ao histórico protesto no ônibus. Dirigido por Johanna Hamilton e Yoruba Richen.