Festival de Veneza premia filmes de Maura Delpero e Déa Kulumbegashvili

Filmes das diretoras Maura Delpero e Déa Kulumbegashvili ganharam prêmios importantes na edição deste ano do Festival de Veneza, encerrada neste sábado (7). Vermiglio, de Delpero, recebeu o Leão de Prata (Grande Prêmio do Júri), enquanto April, de Déa Kulumbegashvili, recebeu o Prêmio Especial do Júri.

Leia também: Manas, de Marianna Brennand, é premiado no Festival de Veneza
Saiba mais: Coprodução brasileira “Alma do Deserto” vence Queer Lion em Veneza
Apoie: Assine a newsletter do Mulher no Cinema e acesse conteúdos exclusivos

O grande vencedor do festival foi The Room Next Door, primeiro longa-metragem em língua inglesa do diretor espanhol Pedro Almodóvar, que é protagonizado por Tilda Swinton e Julianne Moore.

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres, venceu o prêmio de melhor roteiro, entregue a Murilo Hauser e Heitor Lorega.

O prêmio de melhor atriz foi para Nicole Kidman por seu trabalho em Babygirl, novo longa-metragem da diretora Halina Reijn. Kidman não pôde comparecer à cerimônia por causa da morte de sua mãe, Janelle.

Fora da competição principal, um dos filmes que mais se destacaram na premiação deste sábado foi Familiar Touch, de Sarah Friedland. A cineasta recebeu dois troféus: melhor direção da mostra Horizonte e melhor primeiro longa-metragem entre todos os exibidos no festival.

Duas produções brasileiras tinham sido premiadas no Festival de Veneza na sexta-feira (6). Manas, de Marianna Brennand recebeu o principal troféu da seção Giornate degli Autori, enquanto Alma do Deserto, de Mônica Taboada-Tapia, recebeu o Queer Lion de melhor filme com temática LGBTQIA+. O longa sobre uma mulher trans da etnia etnia Wayúu é uma coprodução entre Brasil e Colômbia.


Fotos do topo: Reprodução/Twitter La Biennale di Venezia

Top