5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming em março

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir no streaming, em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, HBO Max, Itaú Cultural Play, Sesc Digital, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, Disney+, entre outras.

Oscar 2024: Como assistir aos filmes dirigidos por mulheres que concorrem ao prêmio
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

A lista busca incluir filmes de diferentes gêneros e nacionalidades para oferecer opções variadas ao espectador. É possível, porém, que um título disponível no momento da publicação não esteja mais no catálogo da plataforma indicada. Abaixo, veja as recomendações para o mês de março:

*

“Jéssika”
[Brasil, 2017]
Assista no YouTube

Jéssika (Verónica Valenttino) é uma travesti que, após muitos anos, retorna à cidade em que nasceu no interior do Nordeste. Durante esta viagem, ela reencontra a si mesma. Dirigido por Galba Gogóia.


“A Memória Infinita”
[La Memoria Infinita, Chile/EUA, 2023]
Assista no Paramount+

Indicado ao Oscar de melhor documentário, o filme acompanha o relacionamento e o cotidiano do escritor e jornalista Augusto Góngora (1952-2023), diagnosticado com a doença de Alzheimer, e da atriz e ex-ministra da Cultura do Chile Paulina Urruti. Direção de Maite Alberdi.


“Mil e Um”
[A Thousand and One, EUA, 2023]
Assista no Telecine

Após cumprir pena de prisão, Inez (Teyana Taylor) reencontra o filho que está sob cuidados do Estado. Quando o menino enfrenta problemas no lar adotivo, Inez o sequestra e o leva para viver com ela no bairro do Harlem, em Nova York. Dirigido por A.V. Rockwell, foi o grande vencedor do Festival de Sundance do ano passado.


“Priscilla”
[EUA, 2023]
Assista na MUBI

A diretora Sofia Coppola narra o relacionamento entre Priscilla Beaulieu e Elvis Presley (1935-1977), que se conheceram quando ela era adolescente e foram casados entre 1967 e 1973. O roteiro, também escrito por Coppola, é uma adaptação de Elvis and Me, livro lançado por Priscilla em 1985.


“Seremos Ouvidas”
[Brasil, 2020]
Assista na Spcine Play

Este curta-metragem documental dirigido por Larissa Nepomuceno aborda as particularidades do movimento feminista surdo. A partir de entrevistas com Celma Gomes, Gabriela Grigolom e Klicia Campos, o filme discute os obstáculos enfrentados por mulheres surdas para denunciar casos de assédio e violência doméstica.

Top