Coletivo Vermelha fará debate sobre a mulher no audiovisual

Quem tem medo das mulheres no audiovisual? Este é o título de um ciclo de debates que será realizado nas cidades de Campinas (em 17/03) e São Paulo (19/03 e 20/03), o primeiro organizado pelo Coletivo Vermelha, formado por diretoras e roteiristas brasileiras.

O grupo começou em 2014, em São Paulo, inspirado na rede internacional Film Fatales. Caru Alves de Souza, Iana Cossoy Paro, Lillah Halla, Manoela Ziggiatti e Moara Passoni (na foto acima, tirada por Wilssa Esser), sentiam a necessidade de discutir coletivamente a representação e atuação da mulher no audiovisual.

“Logo no início percebemos que era impossível seguir com nossas pesquisas sem entender a história do feminismo e os pensamentos que envolvem as reflexões de gênero”, disseram as fundadoras do coletivo em entrevista por e-mail ao Mulher no Cinema. “A partir de então, passamos a ter reuniões que não eram pautadas necessariamente por temáticas ligadas ao audiovisual, e sim voltadas para nossa formação, que está em processo.”

Destas atividades de formação surgiu a ideia de promover um encontro capaz de ampliar o debate. “Também analisamos que, apesar dessa discussão ter tomado um fôlego incrível no último ano, ela ainda estava imatura. Chegamos à conclusão de que seria fundamental somar à discussão experiências e pesquisas de mulheres de outras áreas, para somarmos nossos olhares”, disseram.

Programação

Serão seis mesas de debate gratuitas e abertas ao público, com temas que vão da participação das mulheres negras no cinema brasileiro aos estereótipos de gênero reproduzidos pelo audiovisual e políticas públicas capazes de mudar o cenário.

“Tentamos propor mesas que ao mesmo tempo levantassem perguntas, revelassem problemas e, acima de tudo, estimulassem propostas. Tivemos também o cuidado de chamar participantes que viessem de diferentes áreas, apesar de nosso foco ser o audiovisual. Queremos, além do mais, mexer com nossos processos criativos.”

Entre as profissionais convidadas estão as diretoras Tata Amaral e Renata Martins, a diretora de fotografia Helô Passos, a montadora Cristina Amaral e a produtora Debora Ivanov, diretora colegiada da Agência Nacional de Cinema (Ancine).

Os debates serão realizados no Museu da Imagem e do Som de Campinas (Rua Regente Feijó, 859) e São Paulo (Avenida Europa, 158), e terão entrada sujeita à lotação da sala. No caso da capital, senhas serão distribuídas com uma hora de antecedência.

As organizadoras ainda não sabem se o ciclo se tornará um evento anual, mas planejam ações parecidas. “Muito assunto não coube neste primeiro. Além disso, temos uma grande lista de pessoas que gostaríamos de chamar para atividades de formação futuras.”

Mais informações sobre o ciclo Quem Tem Medo do Audiovisual? no site do Coletivo Vermelha e na página no Facebook.

Foto: Wilssa Esser

One thought on “Coletivo Vermelha fará debate sobre a mulher no audiovisual

  1. Olá, produção!
    Primeiramente parabenizar pelo movimento feminino dentro do audiovisual!
    Gostaria de saber se haverá transmissão ao vivo e/ou alguma forma de interação online, pois moro em Brasília/DF e me muito interessa participar/acompanhar.
    Aguardo retorno,
    Abs

Deixe um comentário

Top