Canadá: 50% do financiamento público será para diretoras

A Comissão Nacional de Cinema do Canadá, órgão público que financia produções audiovisuais, assumiu um compromisso: 50% de todos os filmes financiados serão dirigidos por mulheres. Além disso, metade de todo o orçamento de produção do órgão também será destinado a filmes de diretoras.

O anúncio foi feito na terça-feira (8) pelo diretor da comissão, Claude Joli-Coeur: “Estou fazendo um compromisso firme e contínuo com a igualdade de gênero, com a esperança de abrir caminho para a [mudança na] indústria como um todo.”

O público poderá acompanhar pela internet (no site da National Film Board of Canada) se a promessa está sendo cumprida, conforme os projetos forem sendo desenvolvidos.

Uma pesquisa recente da organização sem fins lucrativos Women in View apontou que mulheres representaram 17% dos diretores, 22% dos roteiristas e 12% dos diretores de fotografia de uma amostra de 91 filmes produzidos no país entre 2013 e 2014.

Estes números se referem a lançamentos em geral, não apenas financiados pelo governo. Joli-Coeur disse que muitas vezes o orçamento da comissão já é dividido igualmente entre homens e mulheres, mas a medida quer evitar que os números variem.

“Houve anos bons e fracos para as cineastas [quanto ao financiamento governamental]. Agora, não mais”, afirmou o diretor da comissão, que tem mulheres em 66% dos altos cargos de direção.

Entre os filmes dirigidos por mulheres com financiamento canadense que serão lançados em breve estão Terre de Roses, mon nom est Gulistan, de Zayne Akyol; The Road Forward, de Marie Clements; Window Horses, de Ann Marie Fleming; e The Apology, de Tiffany Hsiung. A foto acima é de outro projeto financiado pelo órgão: o documentário Histórias que Contamos, de Sarah Polley.

Via VarietyHollywood Reporter e CKNK

Deixe um comentário

Top