5 filmes estrelados ou dirigidos por mulheres para ver no Festival de Gramado

O 47º Festival de Gramado leva filmes brasileiros e latino-americanos para a cidade gaúcha a partir desta sexta-feira (16). Em cartaz até 24 de agosto, o festival tem a diretora, produtora e roteirista Carla Camurati como uma das homenageadas deste ano. Ela receberá o Troféu Eduardo Abelin, entregue a cineastas ou entidades.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
Inscreva-se: Curso “Mulheres no Cinema” abre inscrições para nova edição em SP

Infelizmente, em 2019 nenhum filme dirigido por mulher foi selecionado para a competição de longas nacionais do festival. Na competição de longas internacionais, três dos sete selecionados têm direção feminina; e na de longas gaúchos, apenas um dos cinco.

O Mulher no Cinema selecionou cinco filmes dirigidos ou estrelados por mulheres que estão na programação do festival. Confira horários de exibição e o line up completo no site oficial.

El Despertar de las Hormigas – [Costa Rica, 2019]
Isabel tem 28 anos, trabalha como costureira e é boa mãe, boa esposa e boa nora. Quando sua família começa a pressioná-la a ter mais um filho, em busca de um menino, ela começa uma rebelião sem volta. Estrelado por Daniela Valenciado e escrito e dirigido por Antonella Sudasassi Furnis.


Dos Fridas – [México, Costa Rica, 2018]
O filme da diretora Ishtar Yasin é inspirado na relação entre a pintora mexicana Frida Kahlo e sua enfermeira costa-riquenha Judith Ferreto. Judith cuidou de Frida nos últimos anos de sua vida. No elenco: María de Medeiros, Ishtar Yasin, Grettel Méndez e Diana Lein.


Hebe: A Estrela do Brasil – [Brasil, 2019]
A cinebiografia de Hebe Camargo foca especialmente na década de 1980, quando a apresentadora passou a ter maior controle sobre sua carreira. A atriz Andréa Beltrão é a protagonista do filme, que tem roteiro de Carolina Kotscho (de Dois Filhos de Francisco). A direção é de Maurício Farias.


La Forma de las Horas – [Argentina, 2019]
A crônica de um colapso amoroso que ocorre em 24 horas e é mais complexo do que parece. Todas estas horas contêm infinitas dimensões de tempo, que podem ser olhadas para frente ou para trás, postulando a ideia do tempo como uma espiral. Direção de Paula de Luque.


Pacarrete – [Brasil, 2019]
Marcélia Cartaxo interpreta Pacarrete, uma bailarina incomum que vive em Russas, no interior do Ceará. Na véspera da festa de 200 anos da cidade, ela decide fazer uma apresentação de dança como presente “para o povo”. Mas parece que ninguém se importa. Direção de Allan Deberton.


Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema

Deixe um comentário

Top