A figurinista americana Ruth E. Carter recebeu sua quinta indicação ao Oscar, tornando-se a mulher negra que mais vezes concorreu na premiação, considerando todas as categorias. Carter disputa por Pecadores, de Ryan Coogler.
Leia também: Chloé Zhao é única mulher indicada ao Oscar de direção
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
Ela está indicada ao lado de Deborah L. Scott (Avatar: Fogo e Cinzas), Kate Hawley (Frankenstein), Malgosia Turzanska (Hamnet – A Vida Antes de Hamlet) e Miyako Belizzi (Marty Supreme).
Carter já levou dois Oscars para casa: em 2019 por Pantera Negra, e em 2023 por Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, ambos dirigidos por Coogler. Ela foi a primeira mulher a ser indicada ao Oscar de figurino (por Malcolm X, de 1992), a primeira mulher negra a ganhar o prêmio e a primeira mulher negra a receber mais de uma estatueta em qualquer categoria.
Tendo começado a carreira no teatro, Carter passou para o cinema a convite do diretor Spike Lee, que a chamou para Revolução Estudantil (1988). A parceria dos dois rendeu e Carter colaborou com o cineasta em vários de seus filmes, incluindo Faça a Coisa Certa (1989) e Chi-Raq (2015).
Outros trabalhos da figurinista incluem Shaft (2000), A Creche do Papai (2003), Quatro Irmãos (2005), Sem Saída (2011), O Mordomo da Casa Branca (2013), Selma (2014) e Vizinhos Nada Secretos (2016), entre outros.
+
Mais sobre o Oscar 2026:
+ Hamnet é único longa dirigido por mulher entre indicados a melhor filme
+ Com O Agente Secreto, Emilie Lesclaux disputa Oscar de melhor filme
+ Autumn Durald Arkapaw é quarta mulher indicada a direção de fotografia
+ Pela primeira vez, equipe só de mulheres disputa Oscar de melhor som
+ A Voz de Hind Rajab é indicado ao Oscar de filme internacional
+ Conheça todos os longas dirigidos por mulheres que disputaram melhor filme
+ Conheça todas as mulheres que venceram ou disputaram o Oscar de direção
+ Conheça todas as diretoras que concorreram a filme internacional
Foto do topo: SCAD