
Mulheres dirigiram sete dos 23 filmes que disputarão a Palma de Ouro na 78ª edição do Festival de Cannes, que anunciou sua seleção nesta quinta-feira (10). Trata-se de uma proporção de 30,4%, bem acima do índice de 18,1% registrado em 2024, quando quatro obras dirigidas por mulheres estavam entre as 22 selecionadas.
Leia também: Veja os principais prêmios recebidos por mulheres em Cannes
Palma de Ouro: Conheça os filmes dirigidos por mulheres que já concorreram
Premiados: Os filmes estrelados por mulheres que ganharam a Palma de Ouro
Saiba mais: Veja todas as mulheres que presidiram o júri de Cannes
A proporção deste ano pode mudar se novos filmes forem anunciados até o início do festival, que ocorre entre os dias 13 e 24 de maio. No momento, os sete longas-metragens dirigidos por mulheres que estão na disputa são Alpha, da francesa Julia Ducournau; Die, My Love, da escocesa Lynne Ramsay; The Mastermind, da americana Kelly Reichardt; La Petite Derniere, da franco-tunisiana Hafsia Herzi; Renoir, da japonesa Chie Hayakawa; Romeria, da espanhola Carla Simón; e Sound of Falling, da alemã Mascha Schilinski.
Em 2023, Cannes teve sete filmes dirigidos por mulheres na disputa pela Palma de Ouro – um recorde para o festival. Em 2022, foram cinco, e antes disso, nunca mais do que quatro
Ducournau volta à competição de Cannes após vencer a Palma de Ouro em 2021 com Titane. Ela é uma de apenas três mulheres que ganharam o prêmio, ao lado de Jane Campion, reconhecida por O Piano, em 1993; e Justine Triet, que venceu em 2023 com Anatomia de uma Queda.
A disputa pela Palma de Ouro também inclui Agente Secreto, do brasileiro Kleber Mendonça Filho. O filme de abertura, exibido fora de competição, será Partir un Jour, primeiro longa da francesa Amélie Bonnin.
Há filmes dirigidos por mulheres em outras mostras do Festival de Cannes, entre eles Eleanor The Great, estreia da atriz Scarlett Johansson na direção, e The Chronology Of Water, de Kristen Stewart, que foram selecionados para a mostra Um Certo Olhar; e Vie Privée, de Rebecca Zlotowski, que será exibido fora de competição.
* Texto atualizado em 24 de abril de 2025