Mulheres dirigiram ou codirigiram 60 dos 138 filmes que buscam uma indicação ao Oscar de melhor documentário em 2022, segundo levantamento feito pelo Mulher no Cinema a partir da lista divulgada pela Academia de Ciências Cinematográficas. Trata-se do equivalente a 43,4%.
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A porcentagem está abaixo dos 46,2% registrados no ano passado, que representou o melhor índice desde que o levantamento começou a ser feito, em 2016. No entanto, está acima dos 34% registrados entre os concorrentes ao Oscar 2020 e dos 40,3% entre os que buscavam uma indicação na premiação de 2019.
Uma lista de 15 finalistas será anunciada em 21 de dezembro e os cinco longas que de fato disputarão o Oscar serão conhecidos em 8 de fevereiro. A entrega do prêmio será em 27 de março.
Veja os documentários dirigidos por mulheres que estão na disputa:
Ailey, de Jamila Wignot
All About My Sisters, de Qiong Wang
Apenas o Sol, de Arami Ullón
Ascension, de Jessica Kingdon
Attica, de Traci Curry e Stanley Nelson
Aware: Glimpses of Consciousness, de Frauke Sandig e Erick Black
Barbara Lee: Speaking Truth to Power, de Abby Ginzberg
Becoming Cousteau, de Liz Garbus
Beijing Spring, de Gaylen Ross e Andy Cohen
Brincando com Tubarões, de Sally Aitken
Bring Your Own Brigade, de Lucy Walker
Can You Bring It: Bill T. Jones and D-Man in the Waters, de Rosalynde LeBlanc e Tom Hurwitz
A Crime on the Bayou, de Nancy Buirski
Cusp, de Isabel Bethencourt e Parker Hill
Dave Chappelle Live in Real Life, de Julia Reichert e Steven Bognar
The Deadliest Disease in America, de Crystal R Emery
Dying to Divorce, de Chloe Fairweather
Encontradas, de Amanda Lipitz
Enemies of the State, de Sonia Kennebeck
The Faithful: The King, the Pope, the Princess, de Annie Berman
Far Eastern Golgotha, de Julia Sergina
Faya Dayi, de Jessica Beshir
O Garoto Mais Bonito do Mundo, de Kristina Lindström e Kristian Petri
In the Same Breath, de Nanfu Wang
Introducing, Selma Blair, de Rachel Fleit
Irmãs Sheppard: Das Ruas ao Pódio, de Corinne van der Borch e Tone Grøttjord-Glenne
Jacinta, de Jessica Earnshaw
Julia, de Julie Cohen e Betsy West
The Jump, de Giedre Zickyte
LFG, de Andrea Nix e Sean Fine
Like a Rolling Stone: The Life & Times of Ben Fong-Torres, de Suzanne Kai
Los Hermanos/ The Brothers, de Marcia Jarmel e Ken Schneider
Love It Was Not, de Maya Sarfaty
The Meaning of Hitler, de Petra Epperlein e Michael Tucker
Missing in Brooks County, de Lisa Molomot e Jeff Bemiss
Mr. Bachmann and His Class, de Maria Speth
My Name Is Pauli Murray, de Julie Cohen e Betsy West
No Ordinary Man, de Aisling Chin-Yee e Chase Joynt
No Straight Lines: The Rise of Queer Comics, de Vivian Kleiman
Ostrov – Lost Island, de Svetlana Rodina e Laurent Stoop
The People vs. Agent Orange, de Kate Taverna e Alan Adelson
Pray Away, de Kristine Stolakis
President, de Camilla Nielsson
Quiet Explosions: Healing the Brain, de Jerri Sher
Radiograph of a Family, de Firouzeh Khosrovani
The Rescue, de Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin
Rita Moreno: Just a Girl Who Decided to Go for It, de Mariem Pérez Riera
Ruth – Justice Ginsburg in Her Own Words, de Freida Lee Mock
Seyran Ates: Sex, Revolution and Islam, de Nefise Özkal Lorentzen
Simple as Water, de Megan Mylan
Speer Goes to Hollywood, de Vanessa Lapa
Storm Lake, de Beth Levison e Jerry Risius
Street Gang: How We Got to Sesame Street, de Marilyn Agrelo
Tigre Gente, de Elizabeth Unger
Truman & Tennessee: An Intimate Conversation, de Lisa Immordino Vreeland
Try Harder!, de Debbie Lum
Val, de Ting Poo e Leo Scott
The Velvet Queen, de Marie Amiguet
Who We Are: A Chronicle of Racism in America, de Emily Kunstler e Sarah Kunstler
Writing with Fire, de Rintu Thomas e Sushmit Ghosh