Em uma nova ação para movimentar Hollywood em torno da igualdade de gênero, o Time’s Up e a Annenberg Inclusion Initiative lançaram o “Desafio dos 4%”, uma campanha segundo a qual artistas e empresas se comprometem a anunciar ao menos um projeto com uma diretora mulher nos próximos 18 meses.
#52FilmsByWomen: Apoie as mulheres do cinema vendo um filme de diretora por semana
Apoie: Colabore mensalmente com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
O desafio foi lançado durante o Festival de Sundance, em um discurso feito pela atriz Tessa Thompson. O título se refere ao estudo da Annenberg Inclusion Initiative segundo o qual mulheres representaram apenas 4% dos diretores dos mil filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos na última década.
Nesta quarta-feira (30), a Universal tornou-se o primeiro estúdio americano a adotar o desafio. A decisão foi anunciada pelo Twitter e inclui também outras empresas do grupo: a Focus Features e a Dreamworks.
Entre os artistas que já anunciaram apoio à campanha estão Nina Jacobson, Paul Feig, Amy Schumer, Angela Robinson, Franklin Leonard, Armie Hammer, Brie Larson, Constance Wu, Janet Mock, Kerry Washington, Reese Witherspoon, J.J. Abrams e Jordan Peele, entre outros.
Foto: Sonia Recchia / Getty Images