Brasil escolhe “Pequeno Segredo” como candidato ao Oscar

“Pequeno Segredo”, de David Schurmann, foi escolhido como candidato do Brasil ao Oscar de filme estrangeiro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (12) pela comissão do Ministério da Cultura responsável pela decisão.

O filme conta a história de Kat, uma menina portadora do vírus HIV que foi adotada durante uma viagem pela família Schurmann, da qual o diretor faz parte, e que foi a primeira tripulação brasileira a dar a volta ao mundo em um veleiro. O elenco tem Mariana Goulart, Júlia Lemmertz e Maria Flor, e o filme estreia em novembro.

Leia também: Julieta é o candidato da Espanha ao Oscar

Concorrer ao Oscar de filme estrangeiro é um processo de três fases. Primeiro, cada país escolhe seu candidato e o pré-indica à Academia. Depois, é divulgada uma lista com nove semifinalistas. Por fim, são anunciados os cinco indicados que disputarão o prêmio.

No caso do Brasil, a escolha é feita pela comissão do Ministério da Cultura, cuja formação, neste ano, foi polêmica. Um dos integrantes, o crítico Marcos Petrucelli, foi nomeado após duros comentários contra a equipe do filme Aquarius em razão do protesto contra o impeachment realizado no Festival de Cannes.

Como Aquarius era tido como o favorito à indicação, muitos questionaram a imparcialidade da comissão. Dois outros membros – a atriz Ingra Liberato e o diretor Guilherme Fiúza Zenha – deixaram o grupo e pelo menos três cineastas retiraram seus filmes da disputa, entre eles Anna Muylaert, diretora de Mãe Só Há Uma.

No total, 16 filmes foram inscritos para concorrer à vaga. Apenas dois deles foram dirigidos por mulheres: O Começo da Vida, de Estela Renner, e Campo Grande, de Sandra Kogut.

Veja o trailer de “Pequeno Segredo”:

Deixe um comentário

Top