Começa nesta quarta-feira (10) o Festival Varilux de Cinema Francês, que este ano será realizado em 50 cidades até o dia 17 de junho.
Um dos destaques da programação é “De Cabeça Erguida”, de Emmanuelle Bercot, que foi o filme de abertura do Festival de Cannes em abril. Foi a primeira vez que um longa de uma mulher foi escolhido para abrir o evento desde 1987.
Abaixo, veja este e outros filmes dirigidos, escritos e/ou protagonizados por mulheres para assistir no Varilux. Depois, é só entrar no site do festival e conferir a programação na sua cidade.
“Beijei Uma Garota”
A cineasta Noémie Saglio divide a direção e o roteiro desta comédia com Maxime Govare. O filme conta a história de Jéremie, um homem de 34 anos que está prestes a se casar com Antoine. No entanto, um dia ele acorda no apartamento de um desconhecido ao lado de uma mulher: a sueca Adna.
“De Cabeça Erguida”
Dirigido por Emmanielle Bercot, que também escreveu o roteiro com Marcia Romano. O filme acompanha a história de Maloney, que desde os seis anos comete pequenos delitos e tem problemas com a polícia. Um educador e uma juíza tentam ajudá-lo. Com Catherine Deneuve, Benoît Magimel e Sara Forestier.
“Diário de uma Camareira”
Léa Seydoux protagoniza o longa do diretor Benoît Jacquot, que tem Hélène Zimmer como uma das roteiristas. Ambientado em 1900, o filme conta a história de Célestine, uma jovem camareira que começa a trabalhar para um família de Paris. Enquanto lida com o assédio do patrão, ela conhece um misterioso jardineiro.
“Gemma Bovery – A Vida Imita a Arte”
Novo filme da diretora Anne Fontaine, que escreveu o roteiro com Pascal Bonitzer. Gemma Bovery é uma inglesa casada e entediada que se muda para uma pequena cidade francesa. O vizinho, também casado, se encanta por ela e os dois começam um caso.
“Hipócrates”
Baya Kasmi é uma das roteiristas do filme, junto com Pierre Chosson, Julien Lilti e o diretor Thomas Lilti. Certo de que será um grande médico, Benjamin começa sua primeira residência no hospital onde o pai trabalha – e nada acontece como ele previa.
“Os Olhos Amarelos dos Crocodilos”
A diretora Cécile Telerman também escreveu o roteiro, em parceria com Charlotte De Champleury. Julie Depardieu e Emmanuelle Béart estrelam como as irmãs Joséphine e Iris, que entram em conflito após o sucesso de um livro escrito por uma, mas assinado pela outra.
“O que as Mulheres Querem”
A diretora Audrey Dana, que divide o roteiro com Raphaëlle Desplechin e Murielle Magellan, conta a história de 11 mulheres do século 21 durante os primeiros 28 dias de primavera em Paris. O elenco inclui Isabelle Adjani, Alice Belaïdi e Laetitia Casta.
“Sexo, Amor e Terapia”
Dirigido por Tonie Marshall, que assina o roteiro com colaboração de Marc Syrigas, Nicolas Mercier, Sophie Kovess-Brun e Erwan Augoyard. A comédia mostra o encontro de Judith, uma mulher que se relaciona com vários homens, e Lambert, um viciado em sexo.