Seis filmes dirigidos por mulheres estão na programação da 17ª edição do Projeta Brasil, iniciativa da rede Cinemark que exibe filmes brasileiros a preços promocionais. Este ano o evento será no dia 7 de novembro e incluirá 606 salas em 81 complexos, localizados em 17 Estados. Os ingressos de todas as sessões custarão R$ 3.
A renda arrecadada é revertida para programas de incentivo à produção cinematográfica nacional.
Infelizmente, filmes de diretoras representam apenas cerca de 15% da programação. Mas dá para aproveitar o evento para conferir lançamentos recentes de cineastas como Anna Muylaert, Estela Renner e Julia Rezende.
Veja os filmes dirigidos por mulheres nesta edição do Projeta Brasil:
“O Começo da Vida”
[Brasil, 2015]
Dirigido pela cineasta Estela Renner, o documentário investiga como os primeiros anos de vida são determinantes para o desenvolvimento saudável das crianças, e como investir nesse período pode ajudar a resolver diferentes problemas sociais.
“É Fada”
[Brasil, 2016]
Após perder suas asas, a fada Geraldine (Kéfera Buchmann) tem a chance de recuperá-las. Para isso, precisa ajudar uma garota a vencer preconceitos e fazer amizades. Dirigido por Cris D’Amato, o filme tem Patrícia Andrade e Barbara Duvivier no time de roteiristas.
“Um Homem Só”
[Brasil, 2015]
Frustrado com sua vida, Arnaldo (Vladimir Brichta) procura uma clínica especializada em fazer cópias de seres humanos. Mas a chance de ser feliz aparece quando encontra Josie (Mariana Ximenes), atendente em um cemitério de animais. Escrito e dirigido por Cláudia Jouvin.
“Lua em Sagitário”
[Brasil/Argentina, 2016]
Ana (Manuela Campagna) tem 17 anos e vive em uma pequena cidade na fronteira entre o Brasil e a Argentina. Quando conhece Murilo (Fagundes Emanuel), decide embarcar com ele em uma viagem de moto até um festival de música. Dirigido por Márcia Paraíso.
“Mãe Só Há Uma”
[Brasil, 2016]
Escrito e dirigido pela cineasta Anna Muylaert, o filme conta a história de Pierre (Naomi Nero), um adolescente que descobre ter sido roubado na maternidade. Agora, ele precisa lidar com sua nova realidade e viver com sua família biológica. Leia entrevista com a diretora
“Um Namorado para Minha Mulher”
[Brasil, 2016]
Chico (Caco Ciocler) quer terminar o casamento de 15 anos com Nena (Ingrid Guimarães), mas não consegue encontrar coragem para isso. Ele, então, tem uma ideia um tanto quanto inusitada: contratar um amante profissional para conquistá-la. Escrito e dirigido por Julia Rezende.
Mais informações no site do Cinemark
Foto do topo: Aline Arruda