Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, HBO Max, Now, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, Disney+, entre outras.
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana
São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade do trabalho das mulheres no cinema e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.
Abaixo, veja o que assistir no streaming em outubro:
*
“Faya Dayi”
[Etiópia/EUA/Catar, 2021]
Disponível na MUBI
O documentário de Jessica Beshir faz uma jornada espiritual pela cultura e comércio do khat, folha com propriedades estimulantes que, nos últimos anos, tornou-se a colheita mais lucrativa da Etiópia. Ao contar diferentes histórias, o filme mostra como o khat pode ser tanto uma prática religiosa e social quanto fonte de renda ou válvula de escape em um contexto opressor.
“Que Horas Ela Volta?”
[Brasil, 2015]
Disponível na Globoplay e na Netflix
Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo para oferecer melhor condição de vida à filha, Jéssica (Camila Márdila), que ficou em Pernambuco. Treze anos depois, a jovem vai à capital paulista para prestar vestibular, numa visita que escancara as tensões na casa em que Val trabalha. Dirigido por Anna Muylaert.
“Meu Nome É Pauli Murray”
[My Name Is Pauli Murray, EUA, 2021]
Disponível no Amazon Prime Video
Documentário que recupera a trajetória da advogada, ativista, poeta e pastora americana Pauli Murray (1910-1985). As ideias de Murray, que era negra e não-binária, foram fundamentais na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, influenciando, por exemplo, Ruth Bader Ginsburg (1933-2020) e Thurgood Marshall (1908-1993). Dirigido por Julie Cohen e Betsy West, indicadas ao Oscar por A Juíza (2018).
“Tea For Two”
[Brasil, 2018]
Disponível na Itaú Cultural Play
Silvia é uma cineasta que passa por momento de crise. Em uma mesma noite, sozinha em seu apartamento, ela recebe duas pessoas: Isabel, a ex-mulher que a deixou há alguns anos, sem muitas explicações; e Isabela, uma vizinha que acaba de conhecer. Dirigido por Julia Katharine, foi o primeiro curta brasileiro dirigido por uma mulher trans a estrear no circuito comercial. Assista à entrevista com ela e a atriz Gilda Nomacce.
“Terra Fria”
[North Country, EUA, 2005]
Disponível na HBO Max
Em 1984, a americana Lois Jenson processou a mineradora para a qual trabalhava por causa dos constantes episódios de abuso e assédio durante o expediente. Este caso real serve de inspiração para a história fictícia de Josey Aimes (Charlize Theron), contada neste filme dirigido por Niki Caro.