Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, HBO Max, Now, Telecine, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, entre outras.
Entrevista: “Acredito realmente que este horror vai terminar”, diz Lucia Murat
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana
São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade do trabalho das mulheres no cinema e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.
Abaixo, veja o que assistir no streaming em março:
*
“Ana. Sem título”
[Brasil/Argentina, 2020]
Disponível no NOW e no Vivo Play
A diretora Lucia Murat une documentário e ficção na história de Stela, atriz brasileira que pesquisa cartas trocadas entre artistas latino-americanas nos anos 1970 e 1980. Ao investigar a realidade destas mulheres, que na época enfrentavam ditaduras, Stela descobre a existência da também brasileira Ana, e decide investigar o que aconteceu com ela. Leia a entrevista com a diretora Lucia Murat, conheça a artista responsável pelas performances vistas no filme e saiba mais sobre as mulheres retratadas.
“Nos Bastidores com Jane Campion”
[Behind the Scenes with Jane Campion, Nova Zelândia, 2022]
Disponível na Netflix
Este curta-metragem dirigido por Prisca Bouchet e Nick Mayow acompanha os bastidores das filmagens de Ataque dos Cães, o mais recente longa-metragem da diretora neozelandesa Jane Campion. Além de mostrar o trabalho da cineasta com os atores, o curta também tem a própria Campion falando sobre seu processo criativo. Ataque dos Cães também está disponível na Netflix e é o líder de indicações ao Oscar 2022.
“Below Dreams”
[EUA, 2014]
Disponível na MUBI
Primeiro longa-metragem da diretora Garrett Bradley, indicada ao Oscar pelo documentário Time (2020), este drama ficcional acompanha três pessoas que tentam seguir seus sonhos na cidade americana de Nova Orleans. São elas: Leann, mãe solteira que quer ser modelo e atriz; Jamaine, ex-presidiário que busca um emprego para ajudar a sustentar a família; e Elliott, jovem que acaba de chegar de Nova York.
“As Pequenas Margaridas”
[Sedmikrásky, República Tcheca, 1966]
Disponível na FILMICCA
Duas adolescentes, ambas chamadas Marie, decidem embarcar em uma série de brincadeiras e aventuras nas quais consomem e destroem tudo ao redor, na tentativa de entender o mundo e a vida. Um dos filmes mais importantes da diretora Věra Chytilová (1929-2014), é estrelado por Jitka Cerhová e Ivana Karbanová.
“No Ritmo do Coração”
[CODA, EUA/França/Canadá, 2021]
Disponível no Amazon Prime Video
A adolescente Ruby é a única pessoa ouvinte em uma família surda. Incentivada por um professor a fazer uma audição que pode levá-la à faculdade de música, ela se sente dividida entre a paixão pelo canto e o medo de deixar seus pais e seu irmão. Escrito e dirigido por Sian Heder, foi o grande ganhador do prêmio do Sindicato dos Atores e está indicado a três Oscar: melhor filme, roteiro adaptado e ator coadjuvante.
Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema