Todo mês o Mulher no Cinema escolhe cinco filmes dirigidos por mulheres que podem ser vistos em casa mesmo, no conforto da Netflix. São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade da produção e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo e prêmios exclusivos
Mais filmes: Consulte as listas anteriores com dicas do que assistir na Netflix
#52FilmsByWomen: Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana
Veja os destaques do mês de abril:
“Até que a Gente te Separe” – [The Breaker Upperers, Nova Zelândia, 2018]
Jen e Mel são melhores amigas que abriram uma empresa peculiar: você as contrata e elas terminam seu relacionamento por você. Mas quando uma delas começa a questionar o serviço, a amizade fica ameaçada. Escrito, dirigido e estrelado por Madeleine Sami e Jackie van Beek.
“E Pluribus Unum: O Sonho Americano” – [Out of Many, One, EUA, 2018]
Os Estados Unidos prometem oportunidade e segurança para os imigrantes, mas, na prática, tornar-se cidadão do país é um grande desafio. Este curta de documentário acompanha um grupo de pessoas que tentam a cidadania americana após a eleição de Donald Trump. Dirigido por Nanfu Wang e John Hoffman.
“The 100 Year Show” – [EUA, 2015]
O curta de documentário dirigido pela cineasta Alison Klayman conta a história da artista Carmen Herrera. Pintora pioneira de obras abstratas nos anos 1940 e 1950 e dona de uma longa carreira, ela só foi reconhecida de verdade ao se aproximar de seu aniversário de 100 anos.
“ReMastered: As Duas Mortes de Sam Cooke” – [The Two Killings of Sam Cooke, EUA, 2019]
Parte da série ReMastered, uma produção original da Netflix, o documentário da diretora Kelly Duane investiga as controversas circunstâncias do assassinato de Sam Cooke (1931-1964). Nome fundamental da música, o cantor e compositor também era um importante ativista pelos direitos dos negros nos Estados Unidos.
“Strange Weather” – [EUA, 2016]
Sete anos após a morte de seu filho, Darcy vive na Geórgia, têm poucos amigos e um relacionamento casual. Ao receber notícias de um ex-colega do filho, ela parte em uma road trip em busca de respostas para a tragédia que marcou sua vida. Estrelado por Holly Hunter, o filme é escrito e dirigido por Katherine Dieckmann.
Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema