30 filmes dirigidos ou protagonizados por mulheres para não perder em 2018

Ava DuVernay, Claire Denis, Juliana Rojas, Jennifer Kent, Lucia Murat, Mimi Leder, Marielle Heller e Dee Rees são algumas das diretoras que chegarão aos cinemas brasileiros em 2018. E depois de um ano em que longas protagonizados por mulheres arrasaram nas bilheterias, o sucesso pode se repetir com produções estreladas por atrizes como Natalie Portman, Sandra Bullock, Taraji P. Henson, Jennifer Lawrence, Viola Davis e Emily Blunt.

Retrospectiva: A mulher no cinema em 2017, um ano para não esquecer
Leia também: Filmes protagonizados por mulheres dominam bilheteria de 2017

Diante de tantos lançamentos, Mulher no Cinema selecionou 30 filmes dirigidos por mulheres ou centrados em mulheres que estão entre os mais aguardados de 2018.  Alguns já foram lançados no exterior e em breve estarão em cartaz nas salas do Brasil; outros ainda não têm data para chegar aqui, mas a estreia mundial está prevista para esse ano. Fique de olho!


Aniquilação
A ficção científica estrelada por Natalie Portman estava na lista de mais aguardados de 2017, mas ficou para 2018. Adaptado da obra de Jeff VanderMeer, o longa acompanha uma bióloga, uma antropóloga, uma psicóloga e uma técnica em agrimensura durante expedição a um lugar conhecido como Área X. Jennifer Jason Leigh, Tessa Thompson e Gina Rodriguez completam o elenco do filme, dirigido por Alex Garland. Estreia no Brasil: 22/02. Veja o trailer

As Boas Maneiras
A nova parceria de Juliana Rojas e Marco Dutra, a dupla de Trabalhar Cansa (2011), ganhou o prêmio especial do júri do Festival de Locarno e foi o grande vencedor do Festival do Rio. O filme conta a história de Clara (Isabél Zuaa), estudante de enfermagem contratada para cuidar da casa e do filho de Ana (Marjorie Estiano), que está prestes a nascer. Conforme a gestação avança, Clara nota comportamentos estranhos e decide descobrir o que há de errado. Estreia no Brasil: 19/04.

Café com Canela
O filme de Glenda Nicácio e Ary Rosa ganhou o prêmio do júri popular no Festival de Brasília e conta a história de mulheres na Bahia: Margarida (Valdinéia Soriano), que mora em São Félix isolada pela dor da perda do filho, e Violeta (Aline Brunne), que segue a vida em Cachoeira, entre adversidades do dia a dia e traumas do passado. O reencontro das duas dá início a um processo de transformação marcado por visitas, faxinas e cafés com canela. Sem previsão de estreia.

Can You Ever Forgive Me?
Um timaço de mulheres está por trás desta comédia: a diretora é Marielle Heller, de O Diário de uma Adolescente (2015); o roteiro, coescrito por Nicole Holofcener, de À Procura do Amor (2013); e a atriz, Melissa McCarthy, nome forte nas bilheterias. O longa é baseado nas memórias de Lee Israel (1939-2014), escritora que, após perder popularidade, passou a fazer falsificações para ganhar dinheiro. Sem previsão de estreia no Brasil.

Crazy Rich Asians
Diante da pouquíssima representação de asiáticos no cinema hollywoodiano, a expectativa é grande por esta comédia que leva o best-seller de Kevin Kwan às telas. Constance Wu interpreta Rachel, professora de Economia nascida nos Estados Unidos e descendente de chineses. Ao acompanhar o namorado para um casamento em Cingapura, ela descobre que sua família é muito, muito rica. Direção de Jon M. Chu, de Jem e as Hologramas (2015). Estreia no Brasil: 23/08.

Eu, Tonya
Margot Robbie está cotadíssima para o Oscar pelo trabalho na cinebiografia da ex-patinadora artística Tonya Harding, dirigida por Craig Gillespie. Harding foi banida do esporte depois que seu ex-marido e seu segurança contrataram um homem para machucar sua principal competidora, Nancy Kerringan. Estreia no Brasil: 15/02. Veja o trailer

Fast Color
A talentosa Gugu Mbatha-Raw será a estrela desta ficção científica dirigida por Julia Hart, de Miss Stevens (2016), também coautora do roteiro ao lado de Jordan Horowitz, produtor de La La Land: Cantando Estações (2016). O filme conta a história de uma mulher obrigada a fugir depois que suas habilidades superpoderosas são descobertas. Anos após abandonar sua família, ela precisa voltar para casa para se esconder. Sem previsão de estreia no Brasil.

High Life
A expectativa é grande em torno do novo trabalho da diretora Claire Denis, de Bom Trabalho (1995) e 35 Doses de Rum (2008). Seu primeiro filme em inglês será uma ficção científica sobre criminosos que aceitam participar de uma perigosa missão até um buraco negro. Nessa jornada, pai e filha lutam para sobreviver conforme ficam cada vez mais isolados. No elenco, Robert Pattinson, Juliette Binoche, Mia Goth e Jessie Ross. Sem previsão de estreia no Brasil.

Lady Bird – A Hora de Voar
Finalmente está chegando a hora de assistirmos ao primeiro trabalho solo de Greta Gerwig na direção, também conhecido como o filme mais bem avaliado da história do Rotten Tomatoes. Estrelado por Saoirse Ronan, o longa retrata um ano na vida de uma jovem mulher em Sacramento, na Califórnia. Gerwig foi indicada ao prêmio do Sindicato dos Diretores e a torcida é grande para que ela também concorra ao Oscar. Estreia no Brasil: 15/02. Veja o trailer

Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo
Dez anos após arrasar nas bilheterias, o musical inspirado nas canções do ABBA ganha uma sequência que vai alternar passado e presente, mostrando a vida atual de Sophie (Amanda Seyfried) e a juventude de sua mãe, Donna, que passa a ser interpretada por Lily James. Infelizmente a cineasta Phyllida Lloyd não está de volta e quem assume a direção é Ol Parker. E uma artista de peso reforça o elenco: Cher. Estreia no Brasil: 19 de julho. Veja o trailer

Mary Queen of Scots
Saoirse Ronan e Margot Robbie atuam juntas neste drama histórico que tem direção de Josie Rourke, diretora artística do teatro Donmar Warehouse, em Londres, e roteiro de Beau Willimon, da série House of Cards. Ronan interpreta Maria Stuart, rainha da Escócia, que tenta derrubar sua prima, Elizabeth 1ª, rainha da Inglaterra. Sem previsão de estreia no Brasil.

Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi
O novo trabalho da diretora Dee Rees, do elogiado Pariah (2011) é uma produção da Netflix que chegará primeiro às salas. Adaptação do romance de Hillary Jordan, o filme é ambientado no sul dos Estados Unidos, onde duas famílias – os McAllan e os Jacksons – vivem separadas por barreiras raciais e sociais. Quando Jamie McAllan e Ronsel Jackson voltam da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), formam uma amizade que enfrentará preconceitos. Estreia no Brasil: 15/02. Veja o trailer

Nasce uma Estrela
Depois de Janet Gaynor, Judy Garland e Barbra Streisand, Lady Gaga protagonizará Nasce Uma Estrela , usando seu nome verdadeiro, Stefani Germanotta. Primeiro trabalho de Bradley Cooper na direção, o filme acompanha uma jovem cantora que alcança o estrelato conforme seu companheiro bem-sucedido entra em decadência. Estreia no Brasil: 11/10.

The Nightingale
Primeiro longa-metragem da diretora Jennifer Kent após o elogiado terror O Babadook (2014), The Nightingale se passa na Tasmânia, em 1825, e é centrado em uma jovem irlandesa que tem sua família assassinada por um soldado britânico. Ela, então, sai em busca de vingança ao lado de um homem aborígene. Sem previsão de estreia no Brasil.

Todos los Saben
Penélope Cruz, Javier Bardem e Ricardo Darín formam o elenco do longa escrito e dirigido pelo cineasta iraniano Asghar Farhadi, ganhador do Oscar de filme estrangeiro por A Separação (2011) e O Apartamento (2016). A trama gira em torno de Carolina, uma espanhola que vive em Buenos Aires com o marido argentino e os filhos. Durante uma viagem com a família para sua cidade natal, segredos são revelados. Sem previsão de estreia no Brasil.

Oito Mulheres e um Segredo
O que dizer de um elenco que tem Sandra Bullock, Cate Blanchett, Anne Hathaway, Mindy Kaling, Rihanna, Awkwafina, Helena Bonham Carter e Sarah Paulson? Todas estarão nesta versão feminina de Onze Homens e um Segredo (2001), na qual Bullock lidera um time de criminosas que planeja roubar um colar durante o baile do Met, um dos mais importantes eventos do mundo da moda. A direção é de Gary Ross. Estreia no Brasil: 7 de junho. Veja o trailer

On the Basis of Sex
A atriz Felicity Jones é a protagonista do filme que narra a trajetória da juíza Ruth Bader Ginsburg, a segunda mulher a ser nomeada para a Suprema Corte dos Estados Unidos, da qual faz parte desde 1993. A direção é de Mimi Leder, de Impacto Profundo (1998), e o elenco inclui Armie Hammer e Justin Theroux. Sem previsão de estreia no Brasil.

Operação Red Sparrow
Depois da franquia Jogos Vorazes, a atriz Jennifer Lawrence e o diretor Francis Lawrence se reencontram neste thriller de espionagem. J-Law é Dominika Egorova, uma bailarina recrutada contra sua vontade pela inteligência russa e forçada a usar seu corpo como arma. Em sua primeira missão, seu alvo é um oficial da CIA. Estreia no Brasil: 01/03

Praça Paris
Com uma longa carreira que inclui filmes como Que Bom Te Ver Viva (1989), Quase Dois Irmãos (2004) e A Memória que me Contam (2012), a diretora Lucia Murat volta às telas para narrar o encontro de duas mulheres: Gloria, criada no Morro da Providência, vítima de abusos do pai e controlada pelo irmão; e Camila, jovem psicanalista portuguesa. Quando Camila passa a atender Gloria em seu consultório, um vínculo é criado. Sem previsão de estreia.

Projeto Flórida
A atriz mirim Brooklyn Prince recebeu muitos elogios por sua atuação neste que é o novo trabalho de Sean Baker, diretor do ótimo Tangerina (2015). Prince interpreta uma menina de seis anos que lidera as aventuras de um grupo de crianças durante o verão em Orlando, enquanto os adultos ao redor lidam com tempos difíceis. Estreia no Brasil: 01/03.

Proud Mary
Após o sucesso de bilheteria de Estrelas Além do Tempo, Taraji P. Henson interpreta uma assassina profissional no longa do diretor Babak Najafi. Contratada por uma organização criminosa da cidade americana de Boston, Mary vê sua vida mudar ao conhecer um garoto durante um trabalho que dá errado. Sem previsão de estreia no Brasil. Veja o trailer

Tomb Raider: A Origem
Lara Croft está de volta, agora interpretada pela atriz Alicia Vikander, ganhadora do Oscar por A Garota Dinamarquesa (2015). Com direção do norueguês Roar Uthaug, o longa conta a origem da personagem e acompanha Lara na busca pela verdade sobre o desaparecimento de seu pai. A roteirista é Geneva Robertson-Dworet, que também será responsável por Sereias de Gotham e pela última versão do roteiro de Capitã Marvel. Estreia no Brasil: 15/03. Veja o trailer

Uma Dobra no Tempo
Diretora de Selma (2014) e A 13ª Emenda (2016), Ava DuVernay comanda esta adaptação do best-seller de Madeleine L’Engle – o primeiro filme com orçamento de US$ 100 milhões a ser dirigido por uma mulher negra. O roteiro de Jennifer Lee (Frozen) narra a jornada de uma menina em busca do pai, um cientista que desaparece misteriosamente. O elenco conta com Storm Reid, Oprah Winfrey, Mindy Kaling e Reese Witherspoon. Estreia no Brasil: 29/03. Veja o trailer

Visages, Villages
Nome fundamental da nouvelle vague e recentemente homenageada com um Oscar honorário, a cineasta Agnès Varda se uniu ao fotógrafo JR para dirigir este documentário exibido no Festival de Cannes. O filme acompanha a dupla em uma viagem por vilarejos franceses, na qual fotografam pessoas comuns, contando suas histórias e compartilhando seus retratos em espaços públicos. Simplesmente imperdível. Estreia no Brasil: 25/01.

Vita and Virginia
Gemma Arterton interpreta Vita Sackville-West (1892-1962) e Elizabeth Debicki é Virginia Woolf (1882-1941) no novo filme da diretora Chanya Button, de Burn Burn Burn (2015). Baseado na peça homônima de Eileen Atkins, o longa retrata o relacionamento entre as duas escritoras, que durou cerca de uma década. Sem previsão de estreia no Brasil.

A Volta de Mary Poppins
Uma das mais icônicas personagens do cinema retornará às telas, agora interpretada pela atriz Emily Blunt. A história se passa 20 anos depois do clássico de 1964, quando a famosa babá reaparece em Londres para ajudar a nova geração da família Banks: Jane, Michael e os filhos dele. A direção é de Rob Marshall, de Chicago (2002). Estreia no Brasil: 20/12

Where’d You Go, Bernadette
Cate Blanchett e Kristen Wiig estão no elenco do longa inspirado no livro de Maria Semple e dirigido por Richard Linklater, de Boyhood (2014) e Antes do Amanhecer (1995). Blanchett interpreta Bernadette, uma mulher com crise de ansiedade que desaparece logo antes de uma viagem de família. Sua filha adolescente, Bee, faz tudo o que pode para encontrá-la.

Widows
Viola Davis encabeça o elenco do novo filme de Steve McQueen, diretor de 12 Anos de Escravidão (2013), que assina o roteiro ao lado de Gillian Flynn, autora do best-seller Garota Exemplar. A trama se passa em Chicago e acompanha quatro viúvas de criminosos que decidem se unir para planejar e executar um golpe, finalizando o trabalho dos maridos. Elizabeth Debicki, Michelle Rodriguez e Cynthia Erivo também atuam. Estreia no Brasil: 15/11.

You Were Never Really Here
O primeiro longa de Lynne Ramsay desde Precisamos Falar Sobre o Kevin (2011) ganhou dois prêmios no Festival de Cannes do ano passado: melhor roteiro para a própria cineasta e melhor ator para Joaquin Phoenix. Ele interpreta um veterano de guerra que tenta salvar uma garota envolvida com tráfico sexual. Sem previsão de estreia no Brasil. Veja o trailer

Zama
Este é o terceiro ano consecutivo em que o longa da diretora Lucrecia Martel – de O Pântano (2001) e A Menina Santa (2004) – entra na nossa lista de mais aguardados. Será que agora vai? Coprodução brasileiraZama se passa no século 18 e conta a história de Dom Diego, funcionário da Coroa espanhola em um povoado argentino que um dia decide se unir a um bando em busca de um criminoso. Estreia no Brasil: 29/03. Veja o trailer


Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema.

Deixe um comentário

Top