Greta Gerwig é a quinta mulher a concorrer ao Oscar de direção

Greta Gerwig tornou-se a quinta mulher da história a ser indicada ao Oscar de melhor direção. Atriz e roteirista de Frances Ha (2012) e Mistress America (2015), Gerwig concorrerá à estatueta por seu primeiro trabalho solo como diretora, a comédia Lady Bird: A Hora de Voar, que estreia em 15 de fevereiro no Brasil e também foi indicado ao prêmio de melhor filme.

Oscar 2018: Confira a lista completa com todas as mulheres indicadas
Saiba mais: 7 mulheres que já fizeram história no Oscar 2018

As indicações à 90ª edição do Oscar foram anunciadas nesta terça-feira (23) em Los Angeles. Além de uma mulher, a categoria de direção este ano inclui um cineasta negro e um mexicano. Gerwig disputará o prêmio com Christopher Nolan (Dunkirk), Jordan Peele (Corra!), Paul Thomas Anderson (Trama Fantasma) e Guillermo del Toro (A Forma da Água).

Até hoje, apenas uma mulher ganhou o troféu de direção: Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror (2008). As demais indicadas foram Lina Wertmüller, por Pasqualino Sete Belezas (1975); Jane Campion, por O Piano (1993); e Sofia Coppola, por Encontros e Desencontros (2003).

O filme de Gerwig tem Saoirse Ronan no papel de Christine “Lady Bird” McPherson, jovem mulher que vive um momento de amadurecimento em Sacramento, na Califórnia. O longa ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de comédia e rendeu à Gerwig uma indicação ao prêmio do Sindicato dos Diretores e o troféu de direção do National Board of Review, tradicional grupo americano de acadêmicos e profissionais do cinema.

No Oscar, Gerwig também concorre ao prêmio de melhor roteiro original. A cerimônia será em 4 de março.

Acompanhe a cobertura do Oscar 2018:
+
Dee Rees é primeira mulher negra indicada ao Oscar de roteiro adaptado
Rachel Morrison é a primeira mulher indicada ao Oscar de direção de fotografia
+ Aos 89 anos, Agnès Varda concorrerá ao Oscar pela primeira vez
+ Ildikó Enyedi é única diretora indicada ao Oscar de filme estrangeiro
+ Meryl Streep bate o próprio recorde e concorre ao Oscar pela 21ª vez
Seis dos nove indicados a melhor filme têm ao menos uma mulher na produção

Deixe um comentário

Top